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Apesar do preço salgado dos insumos, comerciantes seguem apostando nos populares ovos de Páscoa artesanais
Por Maria Eduarda
Revisão: Cristiano Sales
A chegada do mês de abril é marcada pela tradicional comemoração da “Semana Santa”. Com o mercado Pascoal aquecido neste período, a previsão de vendas para 2022 tenta suprir o aumento da inflação (6,5%) principalmente no ingrediente ilustre: o chocolate.
Segundo a Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a especiaria teve um aumento nos preços de 13% comparado ao ano passado.
Os ovos caseiros ganharam espaço no mercado por terem preços mais acessíveis que os industriais, pela variedade de sabores e as possibilidades de personalização e se tornam cada vez mais opção dos consumidores.
“Além de serem mais saborosos, com preços mais atrativos, a diversidade e a autonomia de montar do seu jeitinho o ovo da Páscoa, para mim, vale muito mais a pena”, afirma Mary Helen (18), auxiliar administrativa, e consumidora dos produtos artesanais há três anos.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, o chocolate acumulou a alta inflacionária de até 83% nos últimos anos.
Por isso, a venda de produtos artesanais se tornou um desafio ainda maior para os empreendedores do ramo alimentício. إنشاء حساب payeer Segundo a secretária e atuante na área de confeitaria, Nilda Simões (49), é preciso “adaptar-se” diante da crise vem atingindo os empreendedores na venda de produtos gourmet em 2022.
“Os insumos de fato têm sido um fator preocupante para nós, tudo muito caro. A gente vai se adaptando e procurando ingredientes mais baratos, mas que mantenham o nível de qualidade também. Assim entregamos um produto de excelência para o nosso consumidor, nosso cliente final”, afirma Simões. مباريات كاس العرب ٢٠٢١
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A empreendedora iniciou a carreira de confeiteira há cerca de três anos, inicialmente vendendo brigadeiro em seu trabalho.
“Fiz um curso de brigadeiros gourmet, aprendi as técnicas, algumas estratégias, e comecei. E aí fui entrando em outros nichos, introduzindo outras sobremesas até me encontrar; me encontrei no brownie e estou apaixonada”, confessa.
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Durante a pandemia, muitos brasileiros que optaram por empreender na área alimentar tiveram escassez de vendas, devido às restrições e ao distanciamento social.
“Tive uma queda de vendas exorbitante na pandemia se comparado a 2019, no qual tinha vendido cerca de 50 ovos e em 2020 na mesma época não consegui vender nem 20”, relata Mariana Neiva (35), confeiteira.
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Mariana atua no ramo de confeitaria desde dezembro de 2018, quando começou a vender panetones trufados no Natal.
“Eu acredito que quem escolhe comprar ovos caseiros está escolhendo também apoiar um microempreendedor, em vez de dar dinheiro para grandes empresas, ajuda muito encorajar o trabalho da vizinha, do parente ou do amigo”, atenta.
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Apesar da alta dos insumos, as expectativas para as vendas dos ovos de Páscoa cresceram este ano, em razão do primeiro ano “pós-pandêmico” no Brasil.
Com quase 60% da população já vacinada, segundo dados da Our World In Data, o retorno dos encontros presenciais, finais de semana em família ou happy hour com os amigos, possibilitou novamente o costume da troca de chocolates.
“Estou muito ansiosa e com muita expectativa, os clientes deixam a gente doida para dar conta, porque costumam fazer os pedidos em cima do prazo; Mas estou bem otimista pois é a primeira Páscoa depois da pandemia, as pessoas estão otimistas para presentear e rever os amigos”, conclui Nilda. 888casino uae
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