Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Jornada Social Media
  • Jornada Social Media: mesa discute eSports e Marketing Esportivo

Jornada Social Media: mesa discute eSports e Marketing Esportivo

Da Redação
3 de maio de 20233 de maio de 2023 No Comments
Jornada Social Media

Palestrantes relatam os bastidores do mercado esportivo nas mídias sociais

Promovida pela Agência Criativa ENTRE da Unifacs, ocorreu nesta quarta-feira (03), no auditório do Campus Tancredo Neves, uma palestra sobre Marketing Esportivo que contou com a participação de Catarine Struck, social media de eSports e Bruno Queiroz, assessor de comunicação do Esporte Clube Bahia.

Com uma trajetória como comentarista de eSports, Struck se encontrou no mundo da comunicação através do seu trabalho de Social Media. Além de trabalhar com empresas que produzem jogos e oferecem cursos para futuros jogadores profissionais, a social media também faz coberturas de eventos e conteúdos para suas próprias redes sociais.

Catarine Struck/Foto: Avera – Júlia Ramos

“Com social media, encontrei uma oportunidade de poder trabalhar de casa, conciliar a vida de mãe com trabalho, então, isso foi ter a liberdade geográfica, liberdade de horário’’, comentou.

Struck conta como consegue alcançar novos públicos para os eSports através do seu trabalho: ‘’Criação de conteúdo. Claro que a gente sabe que é um nicho elitizado, infelizmente, mas a gente pode trazer muitas vezes até pessoas que não conhecem, de outras realidades ou de outras gerações para dentro dos eSports”.

Bruno Queiroz/Foto: Avera – Júlia Ramos

Sendo assessor de comunicação Bahia desde 2019, Bruno Queiroz, comenta sobre as novas modalidades esportivas no clube, incluindo os eSports.

“O Grupo City adquiriu 90% do clube e os outros 10% ficam para a associação que é quem vai esta responsável de manter, digamos assim, o patrimônio do clube, marcas, escudo, cores, e, também manter vivo tudo que se construiu até hoje. Muito se fala que a partir desse momento, a associação vá caminhar com suas próprias pernas e vá principalmente investir em outros esportes”, conta.

“O eSports é uma modalidade muito atual e muito presente, de investimentos muito grande, movimenta muita economia do esporte hoje do Brasil. Eu vejo e também espero que esse investimento também ocorra tanto no eSports como em outras modalidades daqui para frente”, continua Bruno.

Sobre haver mudanças nas redes sociais do clube após chegada do grupo city, Bruno Queiroz também comenta:

“A gente já tinha uma estrutura que apresentamos para a diretora de comunicação do grupo e ela gostou muito do que a gente já apresentava, já publicava. O que mudou um pouco foi ter se tornado mais burocrático da gente reportar ela, passar antes algumas coisas para ela para ver se converge também com as ideias do que o grupo pensa, mas as redes sociais de uma maneira geral não mudaram tanto.”

Ao decorrer da palestra, Bruno Queiroz, disserta sobre o modelo de comunicação do Bahia e sobre os novos anúncios de jogadores:

“A gente teve o cuidado de se basear no formato que as outras equipes do Grupo City utilizavam, então, a gente viu alguns anúncios do Manchester City e do próprio New York City que também é um clube do grupo, e dentro daquilo que a gente tinha de estrutura, a gente, claro, adaptou e conseguiu fazer um padrão, tivemos um cuidado muito maior. A gente conseguiu elaborar melhor esses anúncios, e de fato ficou muito bacana”.

Paolla Pedro durante mediação da mesa de marketing esportivo/ Foto: Entre Criativa

Mediando a mesa juntamente com a ENTRE, a presidente da Atlética de Comunicação (Atleticom), Paolla Pedro, comentou no decorrer da palestra sobre como os eSports estão chegando cada vez mais para “agregar”.

“É uma coisa que a gente tem visto que pode fazer parte, eu acredito muito que faz parte do futuro do movimento atleticano. Os eSports, estão chegando para agregar também, é uma coisa que a gente comemora muito, porque é mais uma chance de integrar mais pessoas, são modalidades que tem termos específicos, que tem jogos específicos”, disse Paolla.

Catarine Struck também discorre sobre a inclusão no mundo do eSports.

“Majoritariamente os competidores são homens brancos, então, tem uma questão social aí, tem algo que a gente não pode ignorar, a gente fala que os esportes eletrônicos tentam ser inclusivos, mas ainda falta muita coisa. A gente não vê PCD, a gente não vê homens negros, pessoas trans, quando vê, tem muito preconceito. É um caminho muito longo para percorrer  para passar essas barreiras, se é, que um dia vamos passar por ela. A gente precisa lutar por essas coisas, ter pessoas à frente dessas lutas, sim. É uma questão social, real’’, disse Struck.

Cursando Jornalismo, o estudante, Luiz Guilherme Leal, conta sua experiência e percepções após a palestra de marketing esportivo:

“Eu gostei, principalmente, da parte da Catarine porque eu confesso que não sabia, não estava muito por dentro do tamanho real dos eSports. Gostei bastante do Bruno também por ele trazer os ‘bastidores’ das produções de marketing dos grandes clubes, mostrar um pouco como os clubes têm se importado mais com sua marca e os valores que o clube propaga.”

Navegação de Post

AJE Bahia promove a quarta edição do evento Vozes do Afroempreendedorismo
Jornada Social Media: segundo dia traz Oficina de Produção de Video

Related Articles

AVERA Jornada Social Media Jornalismo Salvador UNIFACS

Jornada Social Media 2024.1: Uma Maratona de Inovação, Aprendizado e Desafios na Unifacs

Jornada Social Media Jornalismo UNIFACS

Jornada Social Media: Palestra sobre Tendência em Foco com Camila Barbosa e Gui Masca

Jornada Social Media UNIFACS

Jornada Social Media: oficina discute técnicas e estratégias do SoundBranding

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes