O programa conta com a participação de alunos de comunicação da Unifacs
Por Isac Elisson e Maria Clara Oberlaender
Revisão por: Guilherme Tourinho
A jornalista Jéssica Senra apresentará o programa ‘Diga aí’ que estreia hoje (26), após o Fantástico, às 23:30. O talk show conta com convidados, humor, assuntos importantes, música e plateia. Os alunos da área de comunicação da Unifacs foram chamados para acompanhar as gravações de pertinho.
O ‘Diga aí’ é uma grande novidade na comunicação da Bahia, sendo um programa totalmente inédito da emissora. A idealizadora, Ana Luiza Carvalho, em entrevista exclusiva concedida ao portal Avera Notícias, conta como que surgiu essa nova proposta:
“A diretoria da TV queria fazer um talk show, experimentar Jéssica em outros formatos. Fui desenhar e comecei a pensar no diferencial. Então é um programa de entrevistas com profundidade, mais intimidade e que retire confidências do entrevistado, mas também tenha uma leveza e diversão para um programa de domingo à noite”.
O que esperar?
O talk show se assemelha a programas já existentes a nível nacional, mas se destaca por uma coisa que nenhum deles têm: a baianidade intrínseca em cada elemento pensado para a sua realização, conseguindo até mesmo surpreender o próprio público com algumas novidades.
A começar pela banda, Monarka, já conhecida na capital por fazer tributo a vários ícones do rock. Sobre essa decisão, Ana comenta:
“Na Bahia tudo é música, tudo é ritmo. O pai do rock brasileiro, Raul Seixas é baiano, então escolhemos o rock, porque ele é atitude, e uma coisa que o baiano tem é atitude. Decidimos fazer um programa pra sair do comum, já que as pessoas acham que é só axé na Bahia, mas aqui há uma grande mistura de ritmos.”
Além disso, outra novidade é a participação de humoristas baianos, tendo uma parte reservada em cada programa para eles. Os escolhidos foram Cereja e Daniel Ferreira, que intercalam entre os episódios trazendo interação com os convidados e com a plateia com muita leveza, humor e dendê.
Entretanto, os pontos fortes não param por aí, já que a escolha dos convidados foi certeira, com pessoas que podiam, ou não, ter relações entre si, mas o que unia a dupla entrevistada verdadeiramente são as histórias semelhantes, a exemplo de Nara Gil e Illy, Carlos Prazeres e Pedro Pondé.
Os convidados
Ao todo serão quatro domingos de “Diga aí”, totalizando oito convidados. São eles: Nanda Costa e Lan Lanh, na estreia, Tony Salles e Tonho Matéria, Carlos Prazeres e Pedro Pondé e fechando a primeira temporada, Nara Gil e Illy.
“Um programa maravilhoso, com uma apresentadora maravilhosa, que é a Jéssica, com ele a gente agora vai da Bahia para o mundo. Adorei gravar, é um programa lindo”, afirma Nara Gil.
“Estou muito feliz e honrada por ter sido convidada para o ‘Diga aí’, sou super fã da Jéssica Senra há muito tempo por tudo o que ela representa, pela forma em que se posiciona”, conta Nanda Costa.
Não foram só os convidados que ficaram animados com o Talk Show, a própria apresentadora comenta sobre a animação da plateia: “Eu senti as pessoas interessadas, foi muito legal. Interagiram, trouxeram uma energia boa, foi sensacional! Uma plateia muito participativa, alegre, muito a cara da nossa Bahia”.
Uma plateia que vibra
A convite da produção, a plateia foi majoritariamente formada por alunos de comunicação de diversas faculdades da cidade e a Unifacs não poderia ficar de fora. O grupo de estudantes estava extasiado em conhecer os bastidores da gravação e tudo o que é necessário para que um programa vá ao ar.
Alguns dos estudantes, inclusive, tiveram a oportunidade de compartilhar algumas histórias durante os episódios, um deles foi o Gabriel Pereira: “São oportunidades como essa que estar na faculdade me proporciona, já que a experiência, o networking que temos aqui, tudo isso é relevante para o futuro que queremos seguir”, conta.
Durante as gravações, nos dias 9 e 10 de novembro, os alunos tiveram a chance de observar como funciona toda a produção audiovisual, os bastidores, a iluminação, roteirização e os diálogos entre a produção e a apresentadora no desenvolvimento do programa.
A responsável pela ida dos jovens foi Carla Bahia, do departamento de Programação-Ativação da Rede e ela explica o porquê: “Como eu já passei pela Academia e também sou professora, sei da necessidade de unir a teoria à prática. Então trazer estudantes de comunicação para uma produção é dar pra eles a oportunidade de pensar como o mundo pode ser maior no mercado de trabalho”.
Sobre a produção
Um talk show grandioso como o ‘Diga aí’, possui vários mínimos detalhes para que ocorra tudo certo, os alunos puderam acompanhar isso de perto no dia das gravações, mas tem toda uma produção anterior para chegar até aquele momento.
“Inicialmente é necessário pensar a concepção e o formato do programa que você quer, e pensar como faremos um programa de alta relevância para o público, em seguida o planejamento adequado é extremamente relevante, pois a agenda dos convidados e muito difícil, existem problemas na logística dos equipamentos, produção do cenário e também para conseguir patrocinadores”, conta Ana Luiza, coordenadora da atração.
Depois desse longo processo, desde a sua concepção, o ‘Diga aí’ já está pronto para ir ao ar e está especial demais. Com seriedade, humor e dendê, ele vai aquecer o finzinho das noites de domingo das famílias baianas, então já programa na agenda: estreia hoje, dia 26, logo após o Fantástico, às 23:30.