![](https://noticiasavera.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1.jpg)
O intuito da atividade é mapear e planejar uma nova comunicação visual para o espaço
Por Bernardo Aguiar
Revisado por: Marco Dias
Os alunos do curso de Design da Universidade Salvador visitaram o zoológico da capital baiana para colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. O trabalho consiste em elaborar uma nova identidade visual para o zoológico, com o objetivo de melhorar a sinalização do lugar. A atividade tem a supervisão dos professores Pablo Caldas e Renata Kalid e aconteceu no dia 23 de setembro.
Caldas afirma que a maior dificuldade do projeto está na parte da execução, ou seja, na parte prática, tornando a visita técnica algo necessário para que os alunos também observem as placas que já estão desgastadas e proponham uma nova sinalização, visando uma comunicação mais simples e efetiva.
![](https://www.noticiasavera.com.br/wp-content/uploads/2022/10/D6830C2F-CE0D-4C9C-BC37-CFEC16FC1E89-768x1024.jpeg)
Tradicionalmente, visitas técnicas, por parte de escolas e universidades, sempre representaram um grande atrativo em prol de pesquisas e aprendizado de estudantes e pesquisadores de múltiplas áreas.
“A visita técnica serve para você conseguir entender melhor como funciona, quais os espaços que têm e as formas de se comunicar com a população”, afirma Caldas sobre a importância dessa prática para os estudantes.
Professora Kalid ressalta a importância da escolha do zoológico por ser um espaço aberto e de acesso gratuito, mas destaca que as prováveis mudanças na estrutura do local, em razão do pouco investimento do Estado, podem não entrar em vigor como imaginaram.
“A gente arcou com a questão, que desde o começo seria uma experimentação. A gente ia trabalhar com um projeto que é muito interessante se a gente tiver a oportunidade de apresentar, mas a ideia, antes de mais nada, é que possa compor o portfólio dos próprios alunos”, afirma Kalid.
A professora acrescenta que a visita acontece de forma espontânea, em que professores e alunos se organizam para fazer uma visita como autênticos visitantes, sem um contrato prévio com um guia. O processo ocorre de forma bem natural e dando liberdade para os alunos desfrutarem da beleza natural do ambiente, seja individualmente ou em equipes.
Influência na vida dos estudantes
![](https://www.noticiasavera.com.br/wp-content/uploads/2022/10/7a0718de-3af3-4ed4-89cd-387d46af2506-1024x733.jpg)
Aluna do segundo semestre, Fernanda Farias, também deixa claro como a visita foi importante para o processo criativo de cada um, sendo este um fator crucial para a análise e fotografia das placas discutidas em equipe. Além disso, explica como a visualização das placas, e do espaço como um todo, mostra-se muito importante devido à riqueza dos detalhes e noção das medidas das sinalizações.
“Sem contar que, tirando a parte do trabalho em si, na minha visão, a visita serve também, de uma forma ou de outra, como uma forma de unir a turma e criar memórias de bons momentos. Pelo menos foi o que eu senti durante o processo”, afirma Farias.