Enaltecendo a Comunicação Organizacional, evento do programa faz uma homenagem à professora Vanessa Brasil Campos Rodriguez
Por Louise Santos
Revisão por Maria Fernanda Caribé
Na última quinta-feira (16), o auditório do Campus Tancredo Neves, da Universidade Salvador (Unifacs), foi palco do 12º Seminário Anual do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), tendo como tema, este ano, a “Valorização cultural: Estratégias de comunicação na era contemporânea”.
Em suma, o seminário deste ano optou por um formato de participação híbrida, admitindo espectadores tanto presenciais quanto virtuais, através de uma transmissão ao vivo realizada pelo canal do Youtube @ppga.unifacs. O formato apresentou uma flexibilidade de acesso ao evento, de modo que aqueles com interesse no tema tivessem a oportunidade de participar, sejam eles do público interno ou externo.
Com a mediação da professora Dra. Marluce Lodi, o seminário começou com a apresentação da coordenadora do programa, a professora Dra. Maria Elisa, que explicou a dinâmica do mestrado de Administração.
A princípio, a coordenadora contou que o propósito do evento foi incitar a exploração de diferentes áreas de pesquisa na administração, especialmente, dentre os alunos de graduação.
“Nunca vou esquecer de um comentário que fizeram comigo uma vez, numa roda de amigos não-acadêmicos. Estava começando o doutorado de administração e aí me perguntaram: “Mas tem tanta coisa assim para se pesquisar na administração?” E aquilo ali ficou na minha cabeça para sempre”, conta.
O evento visa, portanto, a expansão do conhecimento administrativo, assim como serve de lembrete ao público da importância da administração e a sua constante presença no mundo moderno.
“De fato, a gente precisa falar mais sobre o que é que se pesquisa na administração, porque o nosso objeto de pesquisa são as organizações. A nossa vida está totalmente permeada, no dia-a-dia, pelas organizações”, completou a coordenadora.
Neste ano, como homenagem para a Profa. Vanessa Brasil Campos Rodriguez, emblemática no cenário dos cursos de Administração e Comunicação da Unifacs, o tema do seminário veio também para prestigiar a área de comunicação no mestrado, assim como a pesquisa que a envolve.
“Esse ano, a gente vai apresentar a área de comunicação nas organizações, que por cerca de 15 anos foi coordenada pela nossa professora Vanessa, que esse ano virou uma saudade para a gente”, explicou Maria Elisa.
A temática, a programação e os convidados foram escolhidos com a proposta de homenageá-la, como a presença de egressas mestras do PPGA que apresentaram suas pesquisas, as quais não se relacionam somente ao tema central do evento, mas que também foram orientadas pela professora.
Maria Elisa destacou ainda que a homenagem contou com três pesquisas de mestrado, três egressos do nosso mestrado que pesquisaram comunicação nas organizações sob a orientação da professora Vanessa.
Para encerrar, ela agradeceu o envolvimento de todos aqueles que fizeram a realização do evento possível, destacando o empenho dos alunos ao longo do mestrado em sua participação no processo teórico e, mais importante, de sua atuação na prática.
“Os nossos mestrandos, eles vão vir do nosso mestrado não só fazendo pesquisa e assistindo aula. São os encontros, o entusiasmo, esse engajamento que dá vida para esse mestrado”, finaliza.
Presente no seminário como mediadora e uma das organizadoras, a Profa. Dra. Marluce Lodi contou como se deram os passos para a realização do evento deste ano.
“A inspiração para o tema desse seminário foi a professora Vanessa, todo ano a gente faz esse seminário, de uma das áreas de administração e eu já havia verbalizado no ano passado que esse ano eu queria fazer uma homenagem para ela”, revelou.
De fato, apenas ao assistir o vídeo produzido em sua homenagem, é possível sentir essa emoção, a influência que a professora Vanessa Brasil teve na vida das pessoas. O sentimento é evidente para a professora Marluce.
“Em fevereiro deste ano, infelizmente, ela faleceu e eu mantive essa ideia de prestar essa homenagem a ela, que por mais de vinte anos trabalhou na Unifacs, contribuindo tanto nos cursos de graduação quanto no mestrado, nos cursos de pós”, destacou Lodi.
Em sua homenagem, a forma que a professora Vanessa Brasil é retratada faz com que, mesmo alguém que não a tenha conhecido, consiga conhecê-la, através do amor e a estima que aqueles ao seu redor sentiam por ela. Desta forma, o vídeo serve como uma pequena janela para a pessoa que era, mantendo viva a positividade que ela semeou.
“Ela foi uma professora muito importante para nós, então, foi totalmente inspirado nela. Significou realmente não só para mim, como acredito para todos os demais alunos uma singela homenagem para ela”, confirma a professora Marluce.
Procurando entender um pouco mais do processo de produção do evento, bem como o planejamento da homenagem, entrevistamos Shaiane Gomes, administradora e atual mestranda do PPGA, que nos contou sobre o seu envolvimento.
“A ideia foi de trazer algo diferente para homenageá-la, já que ela tinha essa cara, essa identidade no mercado de comunicação. Então, quando pensei em reunir as pessoas para fazer esse documentário, não queria trazer a memória de Vanessa como não estando mais entre nós, mas sim o que ela deixou como legado”, disse Shaiane.
O vídeo contou com a participação daqueles que conviviam com ela, como colegas e alunos. Em seus depoimentos, cada um falou sobre seu relacionamento com a professora Vanessa Brasil, com respeito e admiração, revisitando lembranças preciosas que tinham com ela.
“Ter noção dessa jornada, de quem era Vanessa Brasil. Eu me emocionei durante as filmagens, porque cada pessoa trazia uma coisa, e sempre era diferente, mesmo com as mesmas perguntas, eles conseguiam se identificar, conseguiam se emocionar de forma muito verdadeira”, completa a administradora.