A oficina buscou explorar os principais elementos e ferramentas do SoundBranding através de atividades interativas
Por Isadora Vila Nova
Revisão por: Beatriz Fialho
Nesta quarta-feira (08), durante a programação da Jornada Social Media 2023.2 na Unifacs, foi realizada a oficina de SoundBranding, ministrada por Sayonara Coelho, criadora da OLA Music Branding.
Formada em Comunicação e Marketing pela Unifacs, especialista em Branding, Curadoria musical e Comunicação e Tendências, Sayola introduziu o tema conhecendo os estudantes a partir da pergunta “Qual a sua onda sonora?”, e todos escolheram um artista ou uma música com a qual mais se identificavam.
Esse exercício permitiu aos alunos começarem a entender um pouco mais sobre a ampla vertente do Marketing sensorial: a identidade sonora.
Segundo Sayonara, uma trilha sonora personalizada cria uma identidade única, diferenciando a marca dos seus concorrentes.
“Eu crio conteúdo musical para marcas, e isso vai além de simplesmente criar playlists. Passamos por estudo de mercado, tendências, e fazemos uma curadoria musical para entender a marca de maneira profunda em suas histórias, gostos e conceitos, e assim, levamos ao público uma experiência melhor de compra”, explicou.
Citando as playlists como exemplo, Sayonara comentou a relevância das experiências sensoriais para o consumidor.
“Trazer as experiências sensoriais é o que toda marca deveria fazer, na prática. É conseguir levar sua ideia para além das redes sociais, de modo a causar uma sensação, uma memória em quem consome. É expandir uma playlist do Spotify para um produto gigante, como, por exemplo, um festival de música”, afirmou.
Dentre as diversas ferramentas de comunicação e identificação através dos sons, a oficina também trouxe discussões sobre os jingles, vinhetas e os podcasts, estratégias comumente utilizadas pelas marcas para se aproximarem do público no meio digital atual.
Ao fim da ocasião, foi proposta uma atividade interativa, onde os alunos desenvolveram um formato de estilo de vida e playlists a partir de uma metodologia criada pela própria Sayonara.
A Jornada Social Media 2023.2 continua até esta sexta-feira (10) com programações diversas, trazendo mesas de debates, palestras, workshops e oficinas.