Por: Clara Paixão
“Dando voz à causa LGBTQ+” , esse foi o tema da mesa de discussão que aconteceu na noite de terça-feira (09), no Campus Tancredo Neves (CTN) da Unifacs. A palestra foi ministrada por Jorge Gauthier, jornalista, chefe de reportagem do Jornal Correio e idealizador/editor do canal “Me Salte”, além de Ítala Martina, publicitária e ex-aluna da Unifacs, que fez parte do “Coletivo Eu Gorda”.
Jorge Gauthier iniciou sua fala destacando o tema “A voz da comunicação LGBTQIA+”. O palestrante falou sobre a complexidade do processo de se compreender como um homem gay, bem como todo procedimento de implementação da plataforma “Me Salte” do Correio 24 horas.
, Gauthier exibiu um vídeo sobre “visibilidade e atitude” deixando uma reflexão: “nós como profissionais de comunicação temos que levar a informação de forma correta, respeitosa e sem ferir a identidade do ser humano”.
“Nós somos marginalizadas e excluídas na sociedade completamente” diz Ítala Martina sobre como a mulher é vista na sociedade. A publicitaria contou, um pouco de sua própria história, trazendo uma reflexão para os participantes do evento: “nós como comunicólogos temos que pensar em quais impactos queremos passar para as pessoas”.
Finalizando a palestra, Ítala explicou que para fazer seu estudo do trabalho de conclusão de curso, teve que entender além de seu corpo, precisou ouvir histórias de outras pessoas para ter um entendimento maior do assunto.