Por: Marco Dias
Como funciona a comunicação institucional à nível nacional? É possível inovar nessa área? Como lidar com as crises internas nas empresas? Essas, assim como outras perguntas, foram respondidas por Gabriella da Costa e Daniel Marinho, nesta terça-feira (09), durante a palestra Comunicação Institucional e o Gerenciamento de Crises, realizada no auditório da Unifacs, Campus Tancredo Neves, como parte do Curto Circuito: Semana de Comunicação e Design, promovida pela instituição.
Gabriella da Costa, consultora de comunicação e inovação e prestadora de serviços para agências de comunicação, ONG’s e organismos internacionais, estruturou sua fala em três pilares: uma parte teórica, associada com casos práticos e um bate-papo com o público. Fazendo reflexões sobre a comunicação organizacional, sobre a comunicação pública, e propondo dicas sobre como inovar na comunicação institucional, seu argumento foi construído com base na necessidade de uma atuação interdisciplinar nessa área.
Daniel Marinho, profissional da área de Relações Públicas e Comunicação Corporativa, abordou a temática das crises internas nas empresas e como lidar com elas. Em seu discurso, explicitou a ideia de que o mais importante para uma empresa é a sua marca. Reforçando em diversos momentos a importância do diálogo em um cenário onde a maioria das empresas mais ricas são empresas voltadas para o setor da tecnologia, ele afirma que “a principal arma de um comunicador é o diálogo, e isso, tecnologia nenhuma pode mudar”.