Alunos do projeto de extensão leram histórias e realizaram brincadeiras com as crianças
Por Ana Luísa Miranda
Imagens: Manuela Lopo e Ana Luísa Miranda
Nesta quarta-feira (19), os membros do projeto FUSCA realizaram uma visita à Creche Escola Futura Geração, localizada na comunidade da Polêmica, em Salvador-BA, visando conectar as crianças ao mundo imaginativo e crítico da leitura, de maneira lúdica e interativa.
O livro escolhido pela equipe foi “A Menina da Cabeça Quadrada” da autora Emília Nuñez. O livro traz uma crítica ao contexto tecnológico no qual as crianças encontram-se inseridas. A temática da obra aponta para a importância do contato entre as crianças e o mundo “fora das telas”.
Os participantes do FUSCA fizeram uma contação de história para as crianças, intercalada com brincadeiras tradicionais como “lá vai a bola”, peões, ioiôs e bolhas de sabão. A iniciativa do projeto foi muito bem recebida pela creche, evidenciando, assim, que, com um pouco de dedicação, ainda é possível interagir com as crianças e se divertir sem o intermédio da virtualidade.
A diretora da creche, Hilda Fernandes da Cruz, explicou que a creche foi inaugurada com o intuito de atender às crianças da comunidade do bairro. No entanto, o projeto não pôde se concretizar, devido à ausência de parceiros que pudessem oferecer os auxílios necessários para a fundamentação da creche.
Com o passar do tempo, a instituição foi capaz de progredir, graças ao apoio de algumas instituições, que se prontificaram a conceder financiamentos, reformas e artifícios para melhor atender às crianças.
Atualmente, a Creche Escola Futura Geração permanece erguida por meio do convênio com a Prefeitura, que oferece, de maneira intercalada, alimentos para a instituição.
No entanto, ela fundamenta-se, sobretudo, através de doações de recursos como roupas, móveis, materiais didáticos e produtos para a higienização da estrutura. Dessa maneira, interessados em oferecer doações podem entrar em contato com a creche por meio da sua página no Facebook ou no Instagram, @creche.futura.geracao, ou ir diretamente ao local com suas contribuições para a infraestrutura.