Por Jaine Vilas Bôas
Repórter da AVERA
Fotos: Divulgação
Na manhã desta sexta-feira (20), ocorreu a final da 1ª edição do Prêmio Correio de Futuro, promovido pelo Jornal Correio, na sede da Rede Bahia, bairro da Federação, em Salvador.
“Foram 38 pessoas em Salvador, pensando em um jornalismo diferente”, disse o coordenador de Inovação da publicação, Juan Torres. Entre os participantes, eram 18 cursos distintos de sete universidades, contando também com a participação de alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Inicialmente o evento contou com a palestra de María Florencia Coelho, atual gerente de Pesquisa e Treinamento em Novas Mídias do jornal La Nación, um dos principais veículos de notícias da Argentina.
O projeto “Leitor Pauteiro” foi o vencedor da 1ª edição. Os desenvolvedores são Elisa Cristina Pie Brotto, estudante de Jornalismo da UNIFACS, juntamente aos alunos de Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Ícaro Ariel Carneiro Leite, José Diôgo da Silva Carneiro e Fernando Azevedo Maia Junior.
O Leitor Pauteiro pretende funcionar como um chatbotque vai ser integrado ao site e aplicativo do Jornal Correio. O objetivo é servir como um personaque vai tentar recolher o máximo de informações da pessoa que entrar em contato, e, depois, as pautas que forem transcritas serão disponibilizadas para os jornalistas, onde também será possível a filtragem dos assuntos de interesse no dia.
“Eu espero que o Leitor Pauteiro seja acolhido pela cidade e que possamos com ele criar um canal para produzir notícias”, disse Elisa Brotto. O projeto vencedor terá três meses para o seu desenvolvimento e contará com a mentoria dos profissionais integrantes de diversas áreas do Correio*.