O objetivo das apresentações é estimular estudantes e reconhecer seus esforços no desenvolvimento dos trabalhos
Por Juliana Brito
Revisão: Antônio Netto
Nesta terça-feira (28), foi dada a largada a mais uma edição do Curto Circuito, tradicional semana de integração dos cursos de Comunicação da Unifacs. Dando início ao evento, foram realizadas duas mesas simultâneas em que foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos nas Unidades Curriculares (UCs) do semestre anterior.
Professora Alice Lacerda explica que a edição do semestre 2023.1 é bastante focada no compartilhamento de experiências de aluno para aluno. “A intenção é justamente que os estudantes tenham contato com as produções dos seus colegas. Temos esse processo de dar motivação para quem está chegando, para a pessoa que está no desafio de criar uma A3”, destaca Lacerda.
A professora conta que há também um estímulo e valorização dos estudantes que tiveram seus trabalhos escolhidos para apresentação ao “verem que estão sendo reconhecidos por terem se esforçado e feito um melhor trabalho”.
A primeira mesa
A primeira mesa, que aconteceu na sala 230, foi mediada pela professora Alice Lacerda e tratou de trabalhos apresentados por estudantes nas UCs de Branding, Análise de Dados e Big Data e Projetos Multiplataforma.
As apresentações foram divididas em dois trabalhos para cada UC. Em Branding, as agências Nata+ e Purpose tinham como tema central a Pipoca Magrela. Em Análise de Dados e Big Data, as duas equipes propuseram os eventos para a Atlética de Comunicação da Unifacs, com os trabalhos Treine Com e CarnAtlética. E, em Projetos Multiplataformas, as equipes falaram das marcas Zé Delivery e Guaraná Antártica.
As equipes utilizaram o conhecimento que obtiveram durante as UCs do semestre anterior e desenvolveram os trabalhos para a avaliação A3 da Universidade.
A aluna Isadora Barreto, estudante de Publicidade e Propaganda e uma das integrantes do grupo Nata+ destaca como foi o desenvolvimento da atividade: “O trabalho foi realizar um evento com quatro ações de lançamento para a marca Magrela Chips, uma marca idealizada para o trabalho da Produtos Magrela. A gente trabalhou com ações ESG, com branding sensorial e sound branding”.
Barreto comenta que o objetivo de seu projeto foi construir uma relação entre uma nova marca e o consumidor: “o objetivo é que o lançamento não seja só pra mostrar uma marca chegando, mas que crie realmente essa conexão com o possível cliente que ela pode ter”.
Segunda mesa
Simultaneamente, na sala 33, com mediação da professora Renata Kalid, foram apresentados trabalhos da UC de Narrativas e Produção Transmídia, com os trabalhos dos grupos “Batalha das Minas” e “Se não for bem na escola, não será alguém na vida”.
Representando a UC de Produção de Conteúdos Multiplataforma, apresentaram os grupos “Dona Preta” e “Beleza Ilusória”. Além disso, houve o momento de interação com a equipe da Atlética de Comunicação da Unifacs.
“Passamos um semestre inteiro para produzir o Dona Preta, fomos para além da universidade, alcançamos a comunidade de Salvador. Participar dessa mesa foi gratificante demais, acho super importante dar valor e visibilidade aos projetos realizados na universidade não os resumindo apenas em notas. Além disso, os calouros puderam ver que um projeto acadêmico nunca é só um projeto acadêmico e isso é demais”, relata Ana Clara Barbosa, estudante de Relações Públicas e uma das representantes do grupo Dona Preta.
Beatrice Magalhães, estudante de Jornalismo e uma das representantes do trabalho Beleza Ilusória, destaca a importância de inspirar outros colegas com os projetos desenvolvidos na A3.
“Logo quando recebemos o convite, a equipe pensou em utilizar do espaço da apresentação não só para apresentar o conteúdo do projeto, mas também o processo de construção da longform como forma de orientar e guiar aos alunos que ainda vão passar por essa UC”, conta Magalhães.
Maicon Jordan, estudante de Publicidade e Propaganda conta que poder ver o projeto feito por o outros colegas de curso o inspirou: “Foi bom ver a diversificação dos trabalhos apresentados, realmente, eu amei!”.
O Curto Circuito continuará com sua programação na quarta-feira (29) e se encerrará na quinta-feira (30).