Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

Educação: Quando a esperança se faz presente

Da Redação
6 de maio de 20256 de maio de 2025 No Comments
AVERA Jornalismo

Crianças em sala de aula | Foto Freepik

Conscientizar e esclarecer é o principal objetivo da data, que foi criada há 25 anos

Por Pedro Paulo Guimarães

Revisão Kátia Borges

No dia 28 de abril de 2000, o Dia da Educação foi criado, após o Fórum Mundial realizado em Dakar, no Senegal. Durante o encontro, foi assinado o Marco de Ação de Dakar, documento referendado por mais de 160 países, incluindo o Brasil, onde foram propostas metas para que crianças e adolescentes tenham acesso básico à educação, algo que ainda necessita de investimento nacional, estadual e municipal.

Conforme os anos passaram, os índices de analfabetismo em território nacional diminuíram, porém, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa realizada em 2022, mais de 11 milhões de cidadãos continuam sem o mínimo acesso à educação no país, demonstrando que, por mais que tenha avançado, a educação brasileira ainda precisa de reformulação. Pesquisas também registram um crescimento considerável no índice de notas 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobretudo, na região nordeste do país, onde a educação mostra estar evoluindo com o investimento correto, além da preocupação dos governantes com a rede pública educacional dos estados envolvidos. 

“A educação enfrenta desafios contínuos que resultam na percepção de sua degradação. Entre os fatores que contribuem para isso, podemos citar o financiamento insuficiente, a falta de valorização dos profissionais da educação, a ausência de políticas públicas consistentes e a descontinuidade de projetos educacionais. Além disso, a crescente influência da tecnologia e o impacto de questões socioeconômicas das famílias afetam diretamente a aprendizagem e o envolvimento dos alunos”, explica Maiana Cerqueira, professora da rede municipal de ensino em Salvador e Feira de Santana. 

Desafios cotidianos

A conscientização sobre a importância da educação ainda é necessária, visto que muitos adolescentes, atualmente, preferem deixar a vida acadêmica, nas escolas e universidades, em segundo plano, principalmente pela necessidade de trabalhar para arcar com os custos dentro de sua própria casa. 

Em uma tentativa de ajudar, formou-se o projeto Pé de Meia, um programa de incentivo financeiro para aqueles que estão matriculados efetivamente em escolas de ensino público, funcionando como uma poupança para que, desse jeito, a permanência dentro das escolas seja maior, dando mais acesso a um futuro de qualidade aos cidadãos.

“Me sinto impotente, sem progredir nos projetos que queria realizar”, conta Paulo Roberto, aluno da rede municipal de ensino de salvador. A realidade que cerca a juventude atual, que depende do ensino público, é de insatisfação, por causa que a maior parte de suas necessidades não são supridas, além de dependerem de um ensino integral implementado sem enxergar o que, realmente, poderia ajudar, como aulas práticas voltadas a diferentes áreas.

Negligência 

O sistema público educacional, sempre foi muito negligenciado, pois, como disse Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.  O ensino molda a criticidade do povo, observando que, em países que se preocupam genuinamente com os estudos de sua população, há maior grau de felicidade e bem-estar, por entenderem como deve-se trabalhar com seu público, principalmente jovens. 

Além disso, há desvalorização dos professores, que muitas vezes se desdobram para tentar, de algum modo, levar a educação a quem mais precisa, sendo por projetos sociais e pessoais, por meio de palestras, mas, que não recebem o foco merecido dentro de uma instituição de ensino, ou mesmo por parte do governo estabelecido.

O Marco de Ação de Dakar foi renovado em 2015, na Coreia do Sul, onde o prazo para atingir as metas propostas aumentou para até 2030, esperando que haja mudanças significativas na educação mundial, com foco no Brasil, dando à população a esperança de um futuro digno e próspero.

O dia 28 de abril é, portanto, uma data comemorativa importante, e pouco debatida. Serve para lembrar a todo momento, que não há motivos para desacreditar das oportunidades oriundas do estudo. Desse modo, faz-se acreditar que o mundo pode mudar para um lugar melhor, onde todos possam ter a mesma oportunidade de acesso a um ensino digno e de qualidade.

Navegação de Post

“O amanhã é hoje”: Encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo & Design abordou as emergências climáticas e o futuro das cidades
Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil

Related Articles

cultura Jornalismo Salvador

Meu Tempo é Agora: Exposição em Salvador celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador

Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Meu Tempo é Agora: Exposição em Salvador celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi
  • Semana dos Museus: Conectando Passados, Criando Futuros
  • CopaFacs: de campeonato universitário à Copa do Povo
  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes