“Mudar, crescer e evoluir faz parte da vida”
Por Pedro Mendonça
Revisão: Sued Mattos
Natural de Salvador, Thaic Carvalho, de 36 anos, é jornalista e professora. Na trajetória jornalística, ficou conhecida por ter sido a “moça do tempo” na TV Bahia, até ser escalada como âncora do Jornal da Manhã. Atualmente, a profissional decidiu se dedicar a área de Educação.
Começo da trajetória
Antes de fazer Jornalismo, Thaic Carvalho iniciou seus estudos acadêmicos cursando arquitetura na UFBA, logo após o término do ensino médio, com 17 anos. Depois de um ano e meio de curso, percebeu que não se identificava com a área e resolveu participar de uma revisão proposta pela UNEB.
Os primeiros indícios de uma carreira de sucesso começaram a surgir: foi aprovada em Jornalismo na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, aos 18 anos.
Já no novo curso, em Juazeiro, Thaic deu início à busca por estágios desde o primeiro semestre, pois dividia apartamento com alguns colegas de outras cidades e precisava se manter financeiramente. Enquanto seus amigos voltaram para a suas cidades de origem nos períodos de recesso letivo, Thaic continuava em Juazeiro, afinal, havia conseguido o estágio, estreando sua carreira jornalística em uma rádio local, como repórter.
E foi depois da participação em um dos programas da rádio, que a repórter foi convidada pelo Secretário de Finanças local para trabalhar na Secretaria de Educação, local que atuaria como coordenadora do projeto “Brasil Alfabetizado”.
“Não era na área de Jornalismo, mas mostrava muito como eu tinha interesse pela Educação, pois é uma área que eu sempre gostei bastante”, relata Carvalho.
A jornalista também passou pela Câmara de Vereadores de Juazeiro, dessa vez atuando como estagiária em um jornal com uma linha editorial política.
Após esse estágio, começou a trabalhar em um blog em Petrolina, cidade pernambucana que faz fronteira com Juazeiro. O site era bem acessado pelos moradores do Vale do São Francisco e Thaic, já no 6º semestre da faculdade, acabou atuando durante um ano nessa nova empreitada.
Início no Telejornalismo
O blog de Petrolina foi o primeiro passo para que, aquela voz que começou na emissora de rádio de Juazeiro, ganhasse espaço com sua imagem completa.
“O dono do blog, Carlos Brito, queria vídeos para compor as matérias de denúncia, então fiz um vídeo de uma rua esburacada, pois sempre quis TV desde que entrei na faculdade”, conta Thaic.
Após uma série de vídeos, a jornalista foi chamada para ser repórter na TV Grande Rio, afiliada da Globo em Petrolina. Lá começou a trabalhar na TV, em paralelo ao seu último semestre da faculdade e o desenvolvimento do TCC.
Thaic trabalhou por nove meses na emissora televisiva, mas o destino a chamava de volta para a o ambiente acadêmico. Acabou sendo selecionada para uma vaga de mestrado na UFBA. Mas em seu caminho ainda estava a “Princesa do Sertão”.
Em contatos com um colega de profissão, que trabalhava na TV Subaé, em Feira de Santana, Thaic foi convidada a ingressar na emissora. Foram seis anos de história, atuando como repórter e apresentadora na TV Subaé. Entretanto, Thaic queria regressar à capital baiana e buscar novos desafios na afiliada da Globo em Salvador: a TV Bahia.
“Eu fui na TV Bahia, pois eu já estava muito tempo longe. Quase 10 anos fora de Salvador e queria muito voltar pra casa”, relata a jornalista.
Thaic entrou em contato com o Diretor de Jornalismo, mostrando interesse em migrar para capital e após uma colega de trabalho entrar em licença maternidade. A repórter conseguiu estrear na TV Bahia, apresentando a previsão do tempo.
Nesta função, atuou nos telejornais “Jornal da Manhã”, “Bahia Meio Dia” e também aparecia nos boletins do “Bahia Agora”, que entrava durante os intervalos da programação pela manhã. Além do tempo, Thaic Carvalho também trazia notícias do trânsito.
Trilhando sua carreira com muito sucesso, a jornalista foi ganhando espaço na emissora e se tornou âncora do Jornal da Manhã ao lado do também âncora, Ricardo Ishmael, durante cinco anos, programa que foi líder absoluto de audiência no horário matinal.
No dia três de fevereiro deste ano, Thaic Carvalho anunciou sua saída da TV Bahia, depois de 12 anos trabalhando na emissora, pois sentia que seu ciclo no telejornalismo havia sido concluído.
“Meu ciclo se fechou. Vi que não podia crescer mais e acho que faz parte de mim querer mudar, crescer e evoluir, porque faz parte da vida”, explica Carvalho.
Educadora
Após a saída da TV Bahia, a jornalista decidiu se dedicar a área de educação, através do seu próprio curso prático de repórter, ensinando métodos do telejornalismo para estudantes que não conseguiram obter esse conhecimento na Universidade ou que desejam aprimorá-los.
Além desse curso, Carvalho foi chamada pela Secretaria de Educação do Estado para fazer curso de Jornalismo nas escolas. Em abril, começou um curso na escola Nelson Mandela, no bairro de Periperi.
Agora a jornalista quer focar em seguir sua carreira como professora, já que também é mestra em Estudos Literários. Em relação ao futuro da carreira jornalística, Thaic também quer dar aulas nas Universidades.
“Estou muito feliz, meu pré-projeto do doutorado foi aprovado na UNEB. Pretendo dar aulas nas Universidades. Quero muito me dedicar à educação”, conclui Carvalho.