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Diálogo sobre didática: como prender a atenção do aluno?

Da Redação
10 de maio de 202110 de maio de 2021 No Comments
Educação Live Unifacs Pedagogia

Papel do pedagogo no processo avaliativo e na adaptação das novas tecnologias foi tema destacado na live

Por Nalanda Rocha
Revisado: Catherine Marinho

A live “Diálogos em Pedagogia”, aconteceu nesta quarta-feira (5) e recebeu como palestrante Rodrigo Ferreira, graduado em direito e especialista em educação a distância, e foi mediada pelo Professor Edson Fernando, da Unifacs.

Professor Edson Fernando. Mediador

O objetivo da palestra foi proporcionar maior e melhor interação dos estudantes com outros profissionais da educação básica, em relação às práticas de ensino e o processo de planejamento.

Foto: Divulgação/Slide da palestra

Métodos atrativos para estudantes tecnológicos

Segundo Ferreira, o método de ensino tradicional não é mais eficaz com a expansão das tecnologias. Para ele, os alunos perdem a atenção facilmente em redes sociais ou em jogos virtuais.

Rodrigo Ferreira. Especialista em EAD

Com a metodologia ativa, promovendo debates em sala, interações e saídas pedagógicas, o profissional reforça que a aula se tornam mais atrativas aos estudantes.

Os professores precisam ter um amplo planejamento para saber lidar com cada aluno individualmente, com diferentes formas avaliativas, para que todos acompanhem o assunto debatido.

Para haver conforto entre aluno e professor, o docente precisa conhecer o aluno para saber lidar com ele, fazendo com que os mesmos sintam proximidade e, juntos, tenham um processo construtivo. A evolução do aluno também deve ser notada pelo professor, reforça o palestrante.

Ferreira destaca ainda que dar autonomia para o aluno faz com que desenvolvam relações interpessoais, senso crítico e habilidade para produzir trabalhos em equipe. Dessa forma, cria-se cidadãos qualificados e desenvolvidos socialmente.  

Debates em sala

A live trouxe pautas sociais, como LGBTQIA+ e feminismo, que não devem passar despercebidas por educadores ao construir um debate em sala. Destaca-se que esses temas devem sempre estar presentes, pois promovem a inclusão e normalização.

Daniela, aluna de pedagogia do quinto semestre da Unifacs, reforça esse pensamento: “Nós, futuros educadores, não podemos perpetuar preconceito e discriminação entre os nossos alunos e colegas de profissão”.

Para Ferreira, o professor qualificado tem o dever de ser facilitador ao transmitir um conteúdo, trazendo autonomia, senso crítico e empoderamento.

Edson Fernando complementa que “na medida que os estudantes passam a relacionar os dados teóricos com as ações práticas, isso proporcionará visões que futuramente estarão presentes na prática, ao serem realizadas pelos mesmos”.


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Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado

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