Experiência internacional com estudantes dos Estados Unidos tem como intuito a troca cultural e acadêmica dos estudantes
Por Helena Pamponet
Revisão: Antônio Netto
Os alunos dos cursos de Comunicação e Relações Internacionais da Unifacs receberam, nesta quinta-feira (02/06), um grupo de estudantes da Northeastern University, de Boston, nos Estados Unidos, e compartilharam uma manhã de passeio cultural por pontos turísticos de Salvador.
Os alunos da Northeastern fazem parte de um programa de acadêmico chamado “Dialogue: Communication in Brazil” (Tradução livre: “Diálogo: Comunicação no Brasil”), que tem como objetivo o estudo da comunicação não apenas verbal, mas também entre espaços culturais e sociais. O programa é possibilitado pela Consultoria de Educação CampusB.
Professora Patricia Davis, responsável pela equipe dos dez alunos estrangeiros, conta que essa é a segunda vez que faz a viagem com estudantes, e espera que com a experiência, seus estudantes possam apontar diferenças e semelhanças entre seu país de origem, os Estados Unidos, e o Brasil, já que os dois compartilham muitas similaridades estruturais.
“Podemos inferir bastante sobre a história de um país observando como certos espaços são usados. Podemos também juntar informações sobre como o país confronta, ou não, seu legado de opressão sistêmica, observando o ambiente construído”, explica Professora Davis.
Os grupo de estudantes da Northeastern iniciaram sua visita pelo Rio de Janeiro, onde passaram duas semanas explorando a cidade antes de seguir para a capital baiana. Em Salvador, o grupo visitou pontos turísticos como o Pelourinho e tiveram aula de percursão com o Timbalada e um estudo sobre os Orixás e o Candomblé.
Com os alunos da Unifacs, o grupo visitou a Basílica do Senhor do Bonfim e Forte do Monte Serrat, conhecendo mais sobre a cultura, história, religião e paisagens locais. Os alunos estrangeiros ainda visitarão a Praia do Forte e Lençóis para completar a experiência.
Nesta sexta-feira, o grupo de estudantes da Northeastern ainda vai passar a manhã na Unifacs, compartilhando suas experiências até o momento e realizando dinâmicas com os estudantes soteropolitanos.
Experiência acadêmica e cultural
Professor da Unifacs, Antônio Netto, que também acompanhou os alunos e coordenou o passeio, conta que essa experiência internacional é muito importante para o aprendizado e a troca cultural entre os estudantes: “É notável a empolgação e a troca de todos os alunos, tanto os da Unifacs, quanto os da Northeastern”.
Noah Haim, estudante de Relações Internacionais da Unifacs, relata que a experiência “foi incrível” e que serviu para ter a certeza de que escolheu o curso certo.
“Conhecer novas culturas e conversar é algo incrível e inexplicável! Ver que línguas realmente conectam pessoas. Hoje tive um crescimento muito grande na parte profissional, apresentar alguns pontos da cidade e, mais especificamente, a nossa cultura para pessoas do exterior, realmente vi o que quero para minha vida”, relata Haim.
A estudante de Publicidade e Propaganda da Unifacs, Beatriz Saback, conta que apesar de já conhecer os pontos turísticos, o passeio ofereceu outras experiências.
“Foi muito divertido, poder apresentar e explicar um pouco da nossa cultura para o pessoal de Boston. Além de conseguir praticar meu inglês e aprender um pouco mais sobre culturas diferentes da minha”, completa a estudante.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.