Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Destaque em slide
  • Dia do Trabalho: profissionais falam sobre os desafios e oportunidades na área da comunicação

Dia do Trabalho: profissionais falam sobre os desafios e oportunidades na área da comunicação

Da Redação
1 de maio de 20231 de maio de 2023 No Comments
Dia do Trabalho

Victoria Lima, Carolina Sebastião e Mariana Dourado relatam suas experiências atuando no mercado

Por Mariana Mendes
Revisão: Vinícius Daniel

Hoje, dia 1º de maio, é comemorado o dia do trabalho. Uma data para homenagear as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Como uma forma de celebrar este dia, especialistas da área de comunicação contam sobre os formatos da profissão e como as novas tecnologias têm gerado outras funções da área.

Unindo marketing, jornalismo, produção multimídia, design, relações públicas, entre outros cursos, a área da comunicação vem se expandindo cada dia mais. Expansão essa que permite o comunicólogo transitar em diferentes setores da comunicação.

Os ramos da comunicação se interagem entre si. A semelhança deles está no fato de manterem como foco as formas de diálogo entre público e marca, ou a sociedade e um profissional, sempre buscando transmitir uma mensagem ao receptor.

Victoria Lima é formada em comunicação social com foco em produção cultural. Faz parte da agência de publicidade Nemi Comunicação e também atua de forma independente fazendo trabalhos externos.

“Sempre trabalhei como social media, redatora e diretora de arte. Mas acho que isso dá para provar que mesmo você não tendo uma formação em publicidade e propaganda, por exemplo, você consegue se inserir nesse mercado sem dificuldade alguma. Quando você se direciona para a área que você quer seguir, acaba sendo bem fácil de atuar nela. A experiência conta muito mais do que a formação no final das contas. Tenho percebido isso com o passar dos anos”, conta Lima.

Foto: acervo pessoal

Como todo e qualquer trabalho, na área da comunicação também tem seus obstáculos. Um dos maiores desafios da área é conseguir o reconhecimento e valorização.

“Sempre busquei crescer e aprender o máximo de coisas possíveis no ambiente que estou. Mesmo que você seja especialista e pós-graduado em várias coisas, é muito difícil de você conseguir uma agência que pague o valor que realmente condiz com o que você tem de experiência e de formação. Acho que esse é o ponto mais negativo na hora da gente se desenvolver profissionalmente. A gente busca espaços para crescer e acaba sendo muito difícil”, completa a comunicóloga.

As novas tecnologias trazem outras estratégias de comunicação para as organizações. Com o avanço tecnológico, um dos efeitos no setor é que as transmissões de mensagens com o público-alvo se tornaram mais diretas. Empresas, veículos e profissionais da comunicação conseguem delimitar com mais facilidade para quem vai ser passada a mensagem e ainda conseguem ter acesso ao controle de métricas.

Lima destaca: “Acho que o principal impacto das novas tecnologias é que agora a gente consegue falar diretamente com o público-alvo. Conseguimos delimitar melhor esse público, com quem a gente está falando e como criar uma conexão entre quem está recebendo a comunicação e quem está se comunicando. A gente tem métricas, relatórios e formas de avaliar isso. Quanto mais a gente faz, mais a gente consegue traçar a estratégia ideal”, destaca Lima.

Para Victoria, a atuação no mercado da comunicação acabou desenvolvendo novas habilidades. “Eu desenvolvi habilidades de direção de arte que já tinha. Fui aprofundando. Desenvolvi também a característica de ser líder. Um perfil de liderança que eu não tinha e acabou sendo desenvolvido dentro do mercado de trabalho da comunicação. Facilita em muitas coisas”, ressalta a profissional.

Carolina Sebastião é designer gráfico e fotógrafa. Atua também como CEO da Aê Comunicação, uma agência digital formada somente por mulheres. Para além, faz licenciatura em teatro, é artista, atriz e palhaça.

Com tamanha bagagem, Sebastião defende que o caminho do sucesso passa por uma comunicação mais humana e com estratégia, trazendo arte e criatividade para às pessoas.

Foto: acervo pessoal

Sobre as possibilidades de atuação no mercado da comunicação, Sebastião conta um pouco das vertentes de atuação possíveis.

“Essa área nos permite nos juntar com outras áreas, nos permite criar novas coisas, sair da nossa zona de conforto e aflorar nossa criatividade. Tenho visto pessoas incríveis passarem aqui pela Aê Comunicação e construírem coisas sensacionais. Viver nessa área é incrível. Você deve e pode explorar coisas novas e reinventar o que está aí bombando”, aconselha a designer.

Para Carolina cada indivíduo é único. “Ele tem sua visão, seus valores, tem suas culturas e isso faz total diferença na hora de comunicar alguma coisa. Eu como artista vivi muita coisa. Toda a minha comunicação é baseada nesse lugar artístico e criativo. Tem clientes que vão querer meu lado mais criativo, por exemplo.”, explica Sebastião.

O mercado de trabalho da designer também sofreu mudanças decorrentes da influência das novas tecnologias. Fator que facilitou a criação de novas estratégias que visão agregar mais qualidade ao processo criativo.

“Na nossa área a gente caminha lado a lado com a tecnologia. Ela está aí para nos ajudar e facilitar nossa vida. E para fazer com que as coisas sejam mais rápidas. O grande boom são as inteligências artificiais. Quando a gente usa a inteligência artificial a nosso favor, juntamente com o nosso conhecimento e nossas estratégias, elas podem nos ajudar muito a desenvolver muito coisas novas e autênticas”, conta Sebastião.

Carol acredita que o mercado de trabalhado tem exigido a flexibilidade de abraçar o novo. O mercado vem exigindo uma visão mais aberta, mais ampla para que os profissionais possam abrir a cabeça para receber coisas novas, usar as tecnologias e tudo mais a seu favor.

Mariana Dourado exerce a função de social media na agência MP3 Digital e traz suas visões a respeito do mercado da comunicação.

Foto: acervo pessoal

Dourado acredita que outro grande desafio da área é prender a atenção do telespectador nos dias de hoje.

 “Estamos muito acostumados a coisas de segundos. Se você não prende a atenção nos primeiros três segundos você perde o timing da comunicação e acaba perdendo um potencial cliente”, relata Dourado.

A comunicação vai além do conhecimento especializado e técnico, e é necessária para todo profissional em algum momento.

“Me desenvolvi muito ao lidar com pessoas e gerir elas. Desenvolvi gestão do tempo, proatividade e oratória. Fora o desenvolvimento criativo, cognitivo, de perspicácia e pensamento sistêmica” , ressalta a social media.

O profissional da comunicação tem que se repaginar e aumentar seu repertório criativo constantemente. O mundo digital se renova o tempo todo e tanto o público quanto o profissional da comunicação precisão se adequarem às tais mudanças.

“Um dos maiores impactos que sofremos foi o do ChatGPT. Você joga qualquer conteúdo e ele dá uma infinidade de outros conteúdos e de possibilidades para a gente desenvolver aquilo. Precisamos enxergá-lo como aliado e não como inimigo. O impacto também vem através das redes sociais, o algoritmo muda a todo tempo”, completa a profissional.

Navegação de Post

Dia Internacional da Dança: arte representa a História e a Cultura de Salvador
“Vacinas Funcionam Para Todos”: campanha do Ministério da Saúde reforça a importância de se vacinar

Related Articles

Cultura: Descubra o que fazer em Salvador neste fim de semana

Ânima Plurais promove evento que destaca a importância da educação inclusiva

AVERA Jornalismo

Dia Nacional da Libras: Entre conquistas e desafios para a inclusão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Letalidade policial na Bahia: até quando vamos naturalizar o inaceitável? 
  • Salvador: Onde ir e o que fazer neste fim de semana
  • Piastri vence com autoridade na Espanha, e Bortoleto chega cada vez mais perto dos pontos
  • Carlo Ancelotti: A esperança estrangeira
  • Esportes: Allam Khodair brilha em Cascavel e volta ao topo após quase cinco anos; Fraga mantém liderança do campeonato
  • Esportes: Norris vence em Mônaco, e Bortoleto mostra resiliência após batida no início da prova
  • Esportes: Verstappen domina Ímola, e Bortoleto sofre com queda de desempenho durante o GP 
  • Os estrategistas da Copa Facs

ARQUIVO

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes