A reunião tratou do planejamento de projetos que beneficiarão comunidades de Salvador com os estudantes de engenharia e arquitetura da UNIFACS
Por Juliana Brito
Revisão: Antônio Netto
Nesta sexta-feira (28), foi realizado o encontro entre professores e coordenadores de engenharia e arquitetura da UNIFACS com representantes da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) da Prefeitura Municipal de Salvador.
A reunião ocorreu na Sala Harvard do campus Tancredo Neves da UNIFACS e tratou da parceria entre a Universidade e a Prefeitura para o planejamento de projetos de habitação social, a serem desenvolvidos através de projetos de extensão práticos, com estudantes de engenharia e arquitetura.
A reunião contou com a presença da professora dos cursos de Engenharia Évelyn Jardim Esteves, do professor Kleber Carvalho de Arquitetura, como também da professora Juliana Andrade, coordenadora de Engenharias. Além do professor Luciano Renato, coordenador da extensão Escritório Engenharia e Projetos.
Do lado da SEINFRA, foram recebidos Jamile de Brito Lima, coordenadora de Programas Habitacionais e Urbanização de Ocupação Precárias, Anuska Iglesias Bautista, chefe do Escritório Público de Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura de Salvador, e Marcos Ibrahim, diretor de Habitação e Regularização Fundiária.
No encontro, foi debatido a parceria, visando as práticas dos estudantes que podem beneficiar pessoas que necessitam de programas como o Morar Melhor, voltado à a população carente, através de reformas habitacionais.
Marcos Ibrahim comenta que a habitação de interesse social é muito importante e merece o máximo de atenção, destacando que quanto mais parceiros se unem ao projeto, escutando o público, mais ganha Salvador e os beneficiários, que são os cidadãos de habitação de interesse social.
“Sabemos que Salvador tem suas peculiaridades, com uma topografia que é sujeita a aclive e declive. Temos a condição climática que precisa de toda atenção no momento de construir”, explica Ibrahim.
“Então, nós da prefeitura de Salvador, junto com a UNIFACS nessa parceria, temos por objetivo levar o conhecimento de arquitetura e engenharia às construções de interesse social para pessoas que não poderiam pagar, nem ter acesso a esse conhecimento e técnicas, se não pelo escritório público.”
“O projeto que é elaborado pelo escritório público é específico, muito pensado e muito bem elaborado para as necessidades específicas de cada família. Acredito que criamos uma personalização, que entramos na vida daquela pessoa”, analisa Lima.
“Temos a possibilidade de transformar a vida daquela pessoa, daquela família. Então, acho que isso é o mais bonito, além, lógico, de levar assistência técnica, de levar o conhecimento técnico. E auxiliar ali, no que for necessário. Eu acho que esse é o grande impacto que a gente causa”, relata Jamile de Brito Lima, sobre a ideia do escritório público.
Anuska Bautista, chefe do Escritório Público de Arquitetura, relata ficar contente que será feita a parceria entre a Prefeitura e a UNIFACS, mencionando também a beleza do papel da arquitetura social.
“Nós podemos desenvolver e estimular cada vez mais alunos a terem essa expertise, essa visão. Ao mesmo tempo, esse apoio e parceria vai ser muito benéfico para nós também, que temos uma demanda reprimida. E o apoio da UNIFACS vai ser fundamental tanto na parte de arquitetura quanto no apoio de engenharia”, explica Bautista, expondo que os maiores privilegiados também serão a população de baixa renda de Salvador, que terão acesso a verdadeira assistência técnica em engenharia e arquitetura.
Ibrahim finaliza celebrando o novo projeto: “Eu fico muito feliz por essa parceria, acho muito gratificante! Ganham os alunos que estão imersos nesse universo da habitação de interesse social, que é uma experiência ímpar. Não tem um resultado mais gratificante do que você ajudar o próximo e a gente só agradece pela parceria vindoura com a UNIFACS”.