Ex-alunos abordam a relação entre a comédia e o mercado publicitário de maneira descontraída e relatam suas trajetórias profissionais
Por Maria Eduarda Matos
Revisão: Antônio Netto
Nesta quinta-feira (30), finalizando o último dia do Curto Circuito, a Universidade Salvador contou com a presença de Tiago Banha, Gui Mascarenhas e Daniel Ferreira, ex-alunos da instituição, para uma palestra sobre as tendências da comunicação. A mesa foi mediada pelo docente Pablo Caldas.
Tiago Banha, comediante, roteirista e publicitário, formado pela Unifacs, contou um pouco da sua trajetória no mercado da comunicação e como isso moldou sua carreira até os dias atuais.
“Sempre fui comediante de profissão, mas muito do que eu consegui fazer através da comédia só aconteceu por conta dos conhecimentos que eu adquiri dentro da academia. A comunicação, de maneira geral, veio lado a lado para que eu pudesse chegar nos lugares que cheguei hoje”, relatou Banha.
Gui Mascarenhas, fotógrafo e filmmaker, vindo de Riachão do Jacuípe para Salvador estudar Publicidade e Propaganda, conta que descobriu a paixão por produzir e criar através de um trabalho acadêmico, no 1° semestre, e que isso foi uma “virada de chave” na sua vida pessoal e profissional.
Daniel Ferreira, roteirista, comediante e forte presença do humor baiano nas redes sociais, comentou sobre a relação entre a comédia e a publicidade no decorrer da sua profissão.
“Quando eu entrei no curso e entendi o trabalho de um publicitário, eu vi que podia utilizar isso como comediante, porque a comédia é uma forma de comunicação também, não é? É uma forma de se comunicar através das piadas”, declarou Ferreira.
Guilherme Santos, estudante de Jornalismo da Universidade Salvador, foi prestigiar o último dia do evento e aprender com os convidados, que já acompanhava o trabalho nas redes sociais.
“Achei a palestra bastante proveitosa e descontraída, acho que cada convidado pode servir de inspiração para nós estudantes de comunicação buscarmos novos horizontes e inspirações”, pontua Santos.
Antes de finalizar, o mediador Pablo Caldas abriu uma roda de perguntas para os estudantes tirarem suas dúvidas com os convidados e compartilharem dicas de como ingressar no mercado da publicidade.
Autenticidade, uso do LinkedIn, networking, cursos extracurriculares e buscar a área que você mais se identifica dentro do curso foram algumas das dicas passadas dos convidados aos estudantes.