A oficina mostrou como funciona a plataforma e até com pode auxiliar na criação de texto publicitário
Por Stephanie Oliveira
Revisão: Antônio Netto
Nesta quinta-feira (30), Pablo Caldas, professor dos cursos de Comunicação da Unifacs, ministrou a oficina “Criando com o Chat GPT”, que aconteceu no campus Tancredo Neves. O Chat GPT é uma inteligência artificial especializada em diálogo, um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado desenvolvidas pela OpenAI.
O sucesso desta ferramenta vem do fato de oferecer aos usuários agilidade e a praticidade na produção de diversos tipos de conteúdos textuais, além disso, a rapidez de conversar com essa inteligência artificial, via chat, faz com que o usuário consiga aumentar sua produtividade. Como toda ferramenta tem seus prós e contras, o GPT não poderia ser diferente.
“Tenha controle no que você quer desta ferramenta, evite perguntas, pense que é uma ferramenta ordenadora de ideias”, recomenda Caldas.
O intuito desta oficina, segundo o professor, é promover conhecimento desta ferramenta que vem conquistando espaço importante no mundo e como podemos usá-la a nosso favor. Pensando em soluções criativas, o professor promoveu a produção de um texto publicitário com ajuda do Chat GPT.
O primeiro passo para o processo criativo foi entender como podemos filtrar a informação que desejamos, segundo, como o site entrega está essa informação, que é considerada uma entrega padrão, e, por fim, como somos nós os responsáveis pela verificação deste processo. Depois de entender o processo, os alunos desenvolveram um texto publicitário com ajuda do Chat GPT.
Bruno Cézar, estudante do último período do curso de Publicidade e Propagando, conta que não conhecia muito sobre essa ferramenta e que através da oficina pode entender como funciona e como pode ajuda-lo profissionalmente.
“Já tinha ouvido falar sobre o Chat GPT, porém, depois dessa oficina que eu fui entender como realmente funciona. Eu pensava que era um site básico, mas entendi que é algo muito mais complexo. Me despertou interesse em querer aprender muito mais e como eu posso executar o Chat GPT na minha vida profissional”, relata o estudante.