Doutor em Ciências Sociais, o professor de Economia e Relações Internacionais é ex-aluno da Universidade Salvador
Por Lavínia Rabat
Revisão: Julya Ferreira
Nascido em Ibicaraí, interior da Bahia, Henrique Oliveira é bacharel em Negócios Internacionais pela Unifacs e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O professor busca compreender pela lente da política e da interdisciplinaridade o atual cenário socioeconômico.
“Eu tento descobrir e entender como as decisões acontecem em torno das políticas de infraestrutura de transporte, e que melhor contribua para a inserção da Bahia e do Brasil no comércio internacional”, ressalta Oliveira.
Durante sua formação acadêmica o professor percebeu através de leituras e viagens uma forma de interpretar sua realidade, com as oportunidades das viagens internacionais, intercâmbio no Chile e na pós-graduação nos Estados Unidos.
“Quando voltei do Chile comparei bastante, pois eu já tinha ido para os Estados Unidos, tinha visto como funcionava o país, relativamente bem, com infraestrutura, aí quando fui para o Chile vi um país da América do Sul que também funcionava bem, com a economia que parecia funcionar melhor do que a do Brasil, e eu fiquei muito curioso para entender mais”, revela o professor.
Diante dessa percepção, Henrique Oliveira, ainda na graduação, iniciou sua pesquisa através de uma bolsa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Logo em seguida, continuou os estudos sobre políticas públicas, comércio internacional e infraestrutura no mestrado e doutorado.
“Tudo isso me mostrou como nossa infraestrutura impede o desenvolvimento de criar oportunidades, dinamizar a economia, e, com isso, atenuar os indicadores socioeconômicos e criar oportunidades de forma mais ampla”, enfatiza Oliveira.
De aluno a professor
Atualmente, Henrique Oliveira é professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade Salvador.
“Nunca pensei em ser professor, nunca escolhi ser professor, mas hoje não consigo ser outra coisa”, ressalta o cientista social, que é graduado em Negócios Internacionais e participou da criação do curso de Relações Internacionais da Unifacs.
“Eu tinha toda preocupação quando eu era aluno de ter o mercado pujante para mim e, agora como professor, tenho preocupação com os meus alunos de Economia e de Relação Internacionais para ter trabalho para eles também”, aponta Oliveira.
Vida pessoal
Henrique Oliveira revela ainda que desde a sua infância em Ibicaraí, moto é um dos seus hobbies.
“Andar de moto é muito interessante, você tem aquela sensação de liberdade, também tem necessidade de cuidado, mas ao mesmo tempo flerta com o perigo. Te dá adrenalina ao mesmo tempo você tem que ter um controle de tudo isso, acho que é uma analogia boa da vida, te gera uma atenção e eu consigo esvaziar minha mente”, relata o professor.
Desde 2014, Henrique Oliveira é casado com Michele Alves de Oliveira, com quem espera seu primeiro filho, previsto para nascer em agosto deste ano.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado