Especialistas Ziza David, Talita Sicchiroli e Camila Farias participam de debate sobre os impactos da internet nos hábitos de consumo e no papel dos profissionais nesse mercado.
Por Elias Pereira*
Criatividade foi ponto chave da palestra online “Comportamento do consumo e narrativas em crise: perspectivas da cultura digital”, promovida pelo projeto de extensão Fusca (Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte), na quinta-feira (02).
Com cerca de 100 pessoas assistindo simultaneamente, as especialistas em comunicação digital, Ziza David, Talita Sicchiroli e Camila Farias promoveram o bate-papo para compartilhar experiências e diferentes caminhos da comunicação na Era da cultura digital.
Mudança de hábitos
Para as especialistas, em um mundo cada vez mais conectado, o ambiente virtual se tornou o principal meio para viver e partilhar experiências. Como exemplos dados durante a live, é possível compartilhar e consumir trabalhos artísticos, divulgar conteúdos, além de dividir diversas outras atividades com amigos, familiares ou até mesmo com pessoas desconhecidas.
“Como contar histórias em um mundo onde as pessoas estão pagando para não ser interrompidas?”, questiona a Profa. Camila Farias. De acordo com as profissionais participantes da live, o volume excessivo de dados é um incentivo para a renovação dos comunicadores sociais.
Com mais de 10 anos de experiência em projetos digitais, Talita Sicchiroli afirma que ser digital é pensar “fora da caixa”. No contexto atual, para entender o mercado é importante explorar novos e antigos ambientes, já que “os meios online e offline estão interligados”.
“A mídia off , como outdoor, TV, jornal, etc , não morre, só divide o espaço com o digital, a internet”, explica Sicchiroli.
Encontrar-se para guiar
David aproveitou a oportunidade para tranquilizar todos os profissionais que ainda buscam dar os primeiros passos na comunicação. “As vezes a gente se encontra na carreira de uma forma que é diferente do que a gente espera”, explica.
Unifacs Lives
Durante o isolamento social, a Unifacs está realizando uma série de transmissões ao vivo, chamada de Unifacs Lives, com professores e especialistas, nos diversos segmentos e áreas, para fornecer conteúdos educacionais e de entretenimento ao corpo acadêmico.
Para conferir a live “Comportamento do consumo e narrativas em crise: perspectivas da cultura digital” na íntegra, acesse: https://ca-lti.bbcollab.com/recording/83cfa6a8307c482196e21009d0f43cb4
Sobre as especialistas participantes da live:
Talita Sicchiroli atua na VMLY&R, em São Paulo, e tem ampla experiência em marketing, marketing digital e marketing de Incentivo e Relacionamento. Certificada internacionalmente em Incentivo pelo IMA (Associação de Marketing de Incentivo) durante o Summit realizado em Houston em 2016. Alguns clientes atendidos: Ford, Bridgestone, Firestone, Bandag, Raizen, Verisign, Colgate,Whirlpool, Samsung.
Ziza David trabalha há seis anos na agência Wunderman Thompson na área de CX (Customer Experience) atendendo clientes como Yamaha, Cielo, Audi, Vivo e Johnson & Johnson. Tem como objetivo principal ajudar os clientes a conquistarem percepção de marca positiva através de serviços que melhorem a vida das pessoas.
Camila Farias é doutoranda em Cultura e Sociedade (UFBA), com experiências profissionais ligadas à produção cultural e comunicação, possui passagens por eventos acadêmicos, festivais de música, teatro, dança e pela III Bienal de Artes da Bahia (2014). Integra o quadro de professores da Universidade Salvador (Unifacs). Se interessa pelos estudos das novas culturas políticas, sustentadas pelas digitalidades do contemporâneo.
*Sob supervisão de Antonio Netto, Professor de Jornalismo da UNIFACS e Coordenador da AVERA.