Por: Letícia Soares
Em Tudo nela brilha e queima, de Ryane Leão – criadora da página Onde jazz meu coração, no Instagram – o empoderamento feminino é retratado de diversas formas e níveis. Trata-se de um livro de poesias com 192 páginas e conta com quase a mesma quantidade de textos.
Publicado em 2017, a obra traz temas fortes, pertinentes e revolucionários. Em sua maioria, Ryane reforça a importância da autoestima feminina, a luta diária que as mulheres enfrentam contra o preconceito, feminicídio e assédio. As poesias presentes no texto são leves, mas possuem mensagens claras e objetivas ao demonstrar o efeito que o amor-próprio pode causar em alguém.
Com uma linguagem simples, a autora dá voz a todos aqueles que são afetados pela desigualdade social ou de gênero. Tem por objetivo fazer com que a figura feminina não seja mais vista como um ser frágil, e sim, como alguém que tem dores e sofrimentos, mas também grandes conquistas.
Ryane Leão narra indiretamente seus desafios como poeta negra e professora, oferecendo esperança para acreditar-se em um mundo melhor. Um livro escrito e ilustrado por mulheres para refletir sobre empoderamento, desapego, amor e rotina.