Com orientações de Leo Lima, a oficina teve técnicas e dicas sobre como gravar um bom vídeo
Por Ana Júlia Vital
Revisão: Antônio Netto
Nesta tarde de quarta-feira (03), ocorreu a segunda oficina da Jornada Social Media. Leo Lima, estagiário da Rádio Metrópole, dono da “Filmes do Leo” e estudante de Publicidade e Propaganda da Unifacs ministrou a oficina “Produção de Vídeo”.
No início de sua fala, o palestrante contou sobre sua infância, o amor e curiosidade que possuía sobre o mundo cinematográfico e o apoio que teve de seus pais para poder desenvolver estas habilidades. “Eles deixavam que eu mexesse nas coisas para entender como funcionava, como a câmera do meu pai ou até o DVD”, relatou Lima com emoção.
Uma das principais dicas que Lima deu é que você não precisa de um equipamento “mega ultra tecnológico” para conseguir fazer um bom vídeo, é necessário ter o timming correto para isto, com o celular sendo seu melhor amigo, tendo uma boa ideia e planejamento de planos.
Durante a oficina, Lima explicou aos participantes que um bom vídeo é feito em cinco passos: ideia, roteiro, gravação, edição e produção. A partir daí, o palestrante organizou o passo-a-passo deste processo com os participantes da oficina.
“Se você gravar uma cena da direita pra esquerda e depois mudar esta ordem, o vídeo ficará confuso, não terá uma transição limpa, é preciso que estes movimentos sejam feitos sempre na mesma direção de um take a outro”, explica Leo sobre as transições, parte extremamente importante na confecção e edição de um vídeo.
Para testar as práticas aprendidas, foi realizada ainda uma atividade, desde a edição utilizando aplicativos como CapCut e até mesmo as transições de filmagem.
“Eu acredito que a Oficina é um momento de você aprimorar seu conhecimento, aprofundar ele sobre um assunto com o auxilio tanto dos colegas quanto dos professores”, conta Nicolle Santos, estudante de Publicidade e Propaganda da Unifacs.
“O tempo foi curto, mas mesmo assim conseguimos ter um aprofundamento muito bom, mesmo que superficial, sobre o assunto com pinceladas em cada parte mais importante”, completa Eduarda Gentil, também aluna de Publicidade e Propaganda.
Apesar de ter sido uma oficina de apenas uma tarde, os alunos reforçaram a qualidade do conteúdo e das práticas realizadas.
“Eu gostei muito porque eu não ‘manjo’ desse tipo de vídeo e está sendo muito interessante aprender mais, até sobre essa linearidade de roteiro, gravação, ideias, etc”, se anima Alecsandro Pinto, estudante de Publicidade e Propaganda.
As oficinas da Jornada Social Media têm sido um evento tão reconhecido que até mesmo alunos de outras instituições de ensino vieram participar da formação, ao exemplo de Renan, aluno de jornalismo da Unime.
“Para mim está sendo uma honra participar, porque os cursos são maravilhosos, tanto o de ontem como hoje. Foi uma experiência muito enriquecedora. Além dos cursos, têm as atividades práticas para você ter a oportunidade de produzir o que você ouviu durante o tempo na palestra. Você pode conhecer e fazer network com outras pessoas”, relata Renan ao contar sobre sua experiência da tarde.
Para Leo Lima, o Oficia de Produção de Vídeo teve um saldo muito positivo e que os participantes conseguiram concretizar bem suas produções.
“Todo o método, de início, meio e fim, eles estão conseguindo aplicar muito bem durante a produção dos vídeos e isto é sensacional. Saber que eles entenderam que esta oficina funcionou tão bem e que eles poderiam levar isto para o futuro em um âmbito profissional ou apenas pessoal”, destaca Lima ao fim da Oficina.