A consultora de inovação do SEBRAE, Ana Bárbara Nascimento, apresenta caminhos de sucesso através do aplicativo
Por Leonardo Abreu
Revisão: Gabriela Ribeiro
O segundo dia do evento Jornada Social Media, realizado pela Unifacs, nesta terça-feira (07), contou com a presença da consultora de inovação, Ana Bárbara Nascimento, em parceria com o SEBRAE Bahia.
A consultora explicou as funcionalidades e o uso correto do WhatsApp Business, aplicativo gratuito desenvolvido para atender as necessidades das pequenas empresas e facilitar a interação com os clientes.
“O WhatsApp Comercial apresenta várias ferramentas que melhoram a imagem do negócio e traz muitas vendas para as empresas”, explica Nascimento.
O aplicativo
Durante a palestra, a consultora exibiu os principais recursos do programa:
– Catálogo de produtos;
– Etiquetas e categorização de clientes;
– Mensagens automáticas (saudação, ausência e resposta rápida);
– Botão para começar conversa em anúncios;
– Pagamentos WhatsApp;
– Integração com “chatbots”.
Segundo a consultora, esses elementos fazem total diferença na organização dos negócios em comparação ao WhatsApp pessoal.
“Muitos empresários com quem eu realizo as minhas consultorias não acreditam na diferença de resultados que o WhatsApp Business traz”, completa a palestrante.
A consultora ainda trouxe dicas de como organizar o perfil comercial, mostrando exemplos de catálogos, etiquetas e mensagens automáticas.
Luís Felipe Guimarães, 18, estudante de Jornalismo, esteve presente na palestra e admite que conhecia somente o lado do cliente do WhatsApp Business. Através da palestra, teve a oportunidade de conhecer o funcionamento completo do aplicativo.
“Acho que é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento do comércio, aproximando o cliente do atendente”, relata o estudante.
WhatsApp Business em dados
Durante a palestra, a consultora expôs estatísticas que mostram a eficácia do aplicativo. De acordo com os dados apresentados, 75% dos negócios que usam a feramenta afirmam que o aplicativo viabiliza vendas em outras cidades, estados e países.
Enquanto 61% das empresas contrataram mais funcionários devido ao crescimento do negócio desde que começaram a usar a plataforma e 81% afirma que o WhatsApp contribui para o crescimento da empresa.
Dúvidas sobre a Jornada Social Media?
Entre em contato com a equipe do ENTRE pelo direct do instagram.