
Mediação foi feita pelo fotógrafo Gui Masca, que dividiu experiências da carreira e realizou atividade interativa com o público
Por Júlia Chieh Liang Apenburg Ma
Revisão por Alexandre Falcão
A direção criativa é responsável pela gestão e confecção de uma marca ou projeto. Desde a concepção do design à execução, são muitos os caminhos cruzados até o resultado final.
Este foi o tema da oficina ministrada durante a Jornada Social Media, edição 2023.2, que ocorreu nesta segunda-feira (6), na Universidade Salvador – UNIFACS, no Campus Tancredo Neves.
A mesa de debate Direção Criativa: Construindo Narrativas Visuais abordou as características da direção criativa e o mercado de trabalho, e contou com a presença do fotógrafo Gui Masca.

Durante o workshop, o fotógrafo apresentou aos alunos uma breve introdução sobre a direção criativa, dividindo com o público presente experiências profissionais, e apresentando alguns de seus trabalhos, explicando o passo a passo do seu processo criativo.
Segundo Masca, não adianta ter uma câmera legal se não contar uma boa história. Ele questionou ainda os conceitos das marcas e ressaltou a importância desses projetos apresentarem histórias e cenários que combinem.
“Às vezes, a marca quer algo de pouca visualização e tem que ficar batendo de frente para ver o que está por trás e cativar o público. Não pode ficar em apenas um nicho”, afirmou Gui.
Após a introdução, os estudantes se reuniram em pequenos grupos para fazer um trabalho de gestão criativa, com vídeos disponibilizado pelo organizador através de um QR Code, onde cada grupo produzia o vídeo e recebia assistência quando solicitado.


Cronograma da Jornada Social Media:
Abaixo segue a programação dos próximos dias da edição 2023.2 da Jornada Social Media
Terça-feira (07/11)14h – Descomplicando o Design com Matheus Aguiar e João Henrique (Sala 218)
Quarta-feira (08/11)14h – SoundBranding com Sayonara (Sala Maker)
Quinta-feira (09/11)19h – Stories Criativos com Gabriel Massa (Sala Maker)
Sexta-feira (10/11)14h – Construindo um portfólio profissional no Linkedin com Mari Adriano (Sala Maker)