As ações do “Movimento Vai ter Gorda” foram umas das principais atrações do Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA), realizado no Parque da Cidade, no dia 1º de dezembro, em parceria com a Virada Sustentável e com a Secretaria de Cidades Sustentáveis da Prefeitura Municipal de Salvador (SECIS/PMS).
Presente no evento, uma das organizadoras do movimento, Clarissa Albergaria, conta como foi a experiência e organizar duas atividades durante o FUSCA, a Roda de Conversa Vai ter Gorda e o Desfile Expogorda. O objetivo, segundo ela, foi chamar atenção para o direito de as mulheres gordas ocuparem espaços públicos, sem sofrer discriminação.
Durante a Roda de Conversa, na qual participaram tanto estudantes e professores da Unifacs, bem como visitantes do Parque da Cidades que foram prestigiar a programação da Virada Sustentável, Clarissa Albergaria contou que o movimento surgiu em janeiro de 2016. Desde então, a partir da criação do movimento, as mulheres associadas a ele começaram a ir em todas a praias de Salvador para “chocar” a sociedade, mostrando que as gordas podem fazer o que quiserem e quebrando os padrões que a sociedade impõe.
Durante o FUSCA, a novidade do Vai ter Gorda foi o lançamento de uma loja virtual que conta com várias parcerias para enaltecer plus size. “O intuito do movimento foi uma forma de juntar forças para tirar essas mulheres da invisibilidade social, da falta de representatividade nas mídias, na beleza dos cosméticos, no mercado de trabalho, na mobilidade das catracas de ônibus que não existe mesmo nós pagando os mesmos impostos que as outras pessoas”, enaltece Clarissa.
Expogorda – Além da roda de conversa, o “Movimento Vai Ter Gorda” fez um desfile com mulheres gordas para mostrar que essas mulheres podem sim ditar a moda e, para quebrar esse tabu, elas desfilam moda casual, moda praia e moda íntima. ⠀
⠀ ⠀⠀
? Clara Paixão
? Camila Carrera, Edson Moreira, Elisa Brotto e Guilherme Rubini
⠀⠀⠀⠀
#moda #sustentabilidade #mulheresgordaselindas #gordasrepresentadas #fusca2018 #viradasustentavel #unifacs @ Parque da Cidade