Inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda de todo o Brasil de forma gratuita
Por Melissa Lima
Revisão: Carolina Papa
O concurso FenapróUniversitário 2020 está com as inscrições abertas até o dia 23 de novembro. Abordando o tema “Publicidade: Qual o futuro do mercado de trabalho?”, o projeto tem como objetivo descobrir talentos que ainda estão nas universidades, além de valorizar os profissionais de Publicidade e Propaganda.
Cada campanha inscrita deverá contar com uma equipe formada por dois alunos: um focado na redação e outro na direção de arte, além de um professor orientador. O concurso terá duas etapas: a estadual e nacional, uma vez que estudantes de todo o país poderão participar.
As campanhas devem ser compostas por um projeto de atuação em meios digitais, por um anúncio de jornal no formato de ¼ de página, um cartaz no formato 21cm X 28cm e um roteiro para peça de rádio com a duração de 30 segundos.
Em entrevista a AVERA Notícias, o Professor Agnelo Rocha, que acompanha e orienta as duplas participantes, explica que os projetos precisam ser enviados o quantos antes para serem avaliados.
“O aluno precisa enviar ideias com antecedência, de forma que tenhamos tempo de discutir e amadurecer os pensamentos. Aqueles que apresentam tudo na véspera costumam não ter bom aproveitamento, pois não há tempo suficiente para um amadurecimento das ideias”, conta Rocha.
Além da participação na produção das campanhas, os vencedores ganharão um Macbook Air (cada) e o professor orientador ganhará um Ipad. A equipe também terá sua campanha veiculada pelo Fenapro no Dia Mundial da Propaganda, comemorado em 4 de dezembro.
As campanhas serão analisadas por uma Comissão Julgadora formada pelos Sinapros e serão escolhidas as melhores, com base em critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza. As primeiras colocadas de cada estado participarão da grande final, que será julgada por um comitê formado por membros da Fenapró.
Em 2019, a dupla vencedora da etapa regional foi composta por estudantes da UNIFACS. Para este ano é esperado que a participação seja ainda mais ampla e igualmente vencedora. Para isso, Rocha adotou uma medida especial para incentivar a adesão de alunos no concurso.
“Este ano, eu propus o concurso como objeto de avaliação, sem obrigar ninguém a se inscrever, mas propondo uma nota que vai valer como avaliação para quem participar. Algumas duplas já enviaram ideias que estão em análise”, explica o professor.
O FenapróUniversitário é uma iniciativa da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), sendo co-coordenado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), em parceria com outros Sinapros de todo país.
O regulamento completo do FenapróUniversitário está disponível no site https://bit.ly/FenaproUniversitario2020.