Queridinho dos brasileiros e praticamente quase todo mundo, sendo a segunda bebida mais consumida no globo, o café já pode se gabar: pois ganhou um dia inteirinho para celebrar sua existência e consumo.
Por Maria Fernanda Caribé
Revisão por Gabriel Ornelas
Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. A data foi estabelecida em 2015, pela Organização Internacional do Café (OIC), criada em 1963, com a intenção de comemorar a bebida, sua produção e a importância desse produto na economia mundial.
Assim, a ocasião serve para os produtores compartilharem suas histórias, tradições e, não menos importante, fazer os consumidores conhecerem a história desse produto, através das variedades e dos diversos modos de preparo da segunda bebida mais consumida do mundo, logo atrás da água.
Em uma conversa com Rejane, gerente do “Seven Café & Bistrô”, localizado dentro da livraria Leitura do Shopping da Bahia, ela declara que um número considerável de jovens procuram o café como uma alternativa de bebida, especialmente devido a variedade de sabores que são acrescentados ao cardápio da bebida.
Os jovens hoje em dia, ao saírem para o consumo de alguma bebida, buscam lugares do cotidiano que lhes sejam atrativos, seja por um menu inédito e diferenciado, pelo conforto da localidade, pela decoração agradável, pelo atendimento profissional e afins, tudo isso aliado contribui para esses costume.
Então, tendo isso em mente, a redação da Avera sugeriu quatro ótimas alternativas de cafeterias, localizadas em diversos bairros pela cidade de Salvador, com um cardápio, acolhimento e experiências super agradáveis.
● Solange Café: estabelecimento localizado tanto na Rua das Hortênsias, no bairro da Pituba, quanto na Rua da Paz, no bairro da Graça. Além de contarem com um serviço de cafés diversos, ambos espaços funcionam como padarias e apresentam uma charmosa decoração rústica, para os clientes com gostos mais intimistas.
● Preta Cat Café: localizada na orla do Rio Vermelho, especificamente na Rua da Paciência, uma região conhecida por suas atividades boêmias. O ambiente apresenta dois cômodos, o primeiro feito para os clientes aproveitarem o cardápio, que além de contar com seus cafés, também apresentam uma variedade de tortas para acompanhar a bebida; enquanto o outro oferece uma experiência única e agradável ao manter visitantes e consumidores apegados aos gatos do estabelecimento, uma forma de manter o local mais atrativo e acolhedor. Além disso, parte do rendimento do lugar é destinado aos cuidados dos animais.
● Caramuré: a cafeteria fica situada na Avenida França, em especial na Doca 1, no Comércio. Além de dispor de um café e cardápio que mistura comida regional e contemporânea, o local possui um catálogo de livros da editora de mesmo nome, que trabalha com autores baianos, como alternativa de lazer
aos clientes e, sem falar, ainda conta com uma vista encantadora da Baía de Todos os Santos.
● Santa Clara Cafeteria: próxima de uma das regiões turísticas mais
populares e prazerosas de Salvador, o Farol da Barra. O local dispõe de uma
vista diretamente à praia e ao farol