Por: Frederico Sólon e Felipe Checcucci
Como está o mercado da comunicação atualmente? Este é o questionamento que o professor Jorge Martins, especialista em Branding e com MBA em gestão estratégica, fez durante a sua palestra para os alunos da UNIFACS na manhã desta segunda-feira (08), como parte do Curto circuito: Semana de Comunicação e Design.
Martins apresentou um novo cenário mercadológico através de duas perspectivas: uma que provoca o entusiasmo em aspirantes ao mercado de trabalho da área de comunicação, estimulando a criatividade, e vontade de inovar e o seu contraponto, que assusta diante das constantes mudanças sociais, provocando um cenário de instabilidade.
Durante o evento, o professor expôs as novas características deste mercado, destacando as mudanças mais importantes que ocorreram recentemente, como, por exemplo, o avanço tecnológico, pontuando como tais inovações impactaram e modificaram as estruturas da comunicação.
O palestrante ainda indicou a necessidade de que os próprios publicitários abram os olhos para os novos caminhos da comunicação, que exigem novas posturas. Segundo o professor, “Fazer é bom, mas pensar é melhor, e ganha dinheiro quem pensa”, o que expõe que nesse mercado a prática por si só não é suficiente, precisando estar aliada a uma melhor reflexão e estudo para que os resultados positivos sejam alcançados.
Jorge Martins explicou que é importante saber como o mercado funciona, mas não para se amedrontar e sim para saber como se comportar diante das suas adversidades.