Equipamento cultural ganhou como melhor iniciativa de turismo musical
Por Isis Madureira
Revisão por: Beatriz Fialho
No dia 18 de outubro, a Cidade da Música da Bahia ganhou o prêmio de melhor iniciativa de turismo musical na premiação internacional “Music Cities Awards”. A premiação aconteceu no Alabama, Estados Unidos.
No site da premiação, o equipamento cultural soteropolitano é descrito como uma imersão na rica história e produção cultural de Salvador e disputou com equipamentos culturais da Austrália e da Espanha.
A premiação foi criada com o intuito de reconhecer e premiar as aplicações mais notáveis da música para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural em cidades e locais de todo o mundo.
Sobre o prêmio, a Coordenadora dos Espaços Culturais da Secult, Camila Brito, afirma que o prêmio vai além do reconhecimento do museu, o prêmio também serve como um incentivo para a continuidade desses trabalhos.
“Eu acho que também acaba trazendo olhares do mundo todo para essa música e é isso que a cidade da música da Bahia, enquanto equipamento cultural, quer”- continuou.
A produtora musical, Jéssica Silva, visitou a cidade da música e relatou: “Foi uma experiência ótima para mim, achei um espaço organizado. É muito interativo, não tem coisa só para você olhar e assistir. Tem muita coisa para você fazer, interagir também e gostei muito disso.”
Cidade da Música da Bahia
A Cidade da Música da Bahia foi inaugurada em setembro de 2021 e fica localizada no Comércio, sendo gerenciada pela prefeitura.
O equipamento cultural traz diversas experiências visuais e interativas onde preservam memórias de manifestações musicais e abrigam as novas manifestações musicais da cidade, conectando o passado, o presente e o futuro.
“Nessa gestão dos equipamentos culturais, a gente a cada mês a gente pensa uma programação (…) não só de eventos próprios dos equipamentos, né, que envolvem os mediadores desses espaços, mas também é espaços, eventos propostos pela sociedade.”- conta Camila, sobre os equipamentos da cidade.
E finaliza: “Nossos equipamentos devem ser acessíveis de fato a toda a população”.
Informações sobre a Cidade da Música
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, idosos e estudantes)
Endereço: Praça Visc. de Cayru, 19 – Comércio, Salvador