
Estudantes lotaram o auditório do Campus Tancredo Neves para assistir às palestras | Marco Pitangueira/Ag. Avera
Evento, na Unifacs, destaca a atuação de mulheres que vêm transformando a comunicação e fortalecendo o protagonismo feminino nas instituições
Por Ronald Guedes
Revisão Júlia Ma
Nesta última segunda feira (28), ocorreu na UNIFACS o evento Curto-Circuito, com o foco voltado para os estudantes de comunicação com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica e aproximar os alunos sobre os desafios e oportunidades na área
A programação da noite contou com palestras ministradas por mulheres que atuam na comunicação baiana: Fernanda Vianna – Líder de comunicação e marcas da Rede Bahia – e Marília Moreira – Diretora da revista “AZMINA” e líder da RISE UP-.
Durante a primeira parte da conversa, Fernanda Vianna contou a sua trajetória na comunicação, o ingresso na Rede Bahia e abordou os principais desafios enfrentados ao tentar alterar a imagem de uma marca consolidada no mercado e marcado no cotidiano dos telespectadores.
“Fazer essa mudança foi o maior desafio da minha carreira. Tínhamos que contar 40 anos de história e ao mesmo tempo olhar para o futuro”, destacou Fernanda. Logo em seguida completou com: “O mercado de comunicação mudou, a forma de se comunicar mudou, a gente tinha que ter essa responsabilidade com o nosso público e trazer uma marca mais contemporânea e inovadora”.
Marilia Moreira destaca seu ativismo. Foto: Marco Pitangueira
Na segunda etapa, a conversa foi ministrada por Marília que também contou sobre seu ativismo, dos desafios superados ao longo da sua carreira e as oportunidades que teve na área. Moreira participou recentemente em Washington, Estados Unidos, de um programa de imersão junto com outras lideranças femininas.
Ao ser perguntada pela repórter Anna Gherardi sobre essa experiência, Marilia nos contou:
“Me ensinou o que eu tenho aprendido na minha jornada, é muito importante estar conectado com outras mulheres. É importante também confiar no processo, ninguém nasce pronto para ser ou estar nessa posição. É possível estar em lugares que nem imaginamos estar”.
O evento continua na terça-feira (29), na UNIFACS do campus CTN, com palestras voltadas tanto para os estudantes do turno matutino quanto para os do turno noturno.