No segundo dia do Colóquio Plurais, o evento teve palestras onlines com abrangência nacional
Por Isadora Gomes
Revisão por: Daniel Freitas
Giovana Xavier, renomada professora e pesquisadora da UFRJ, foi uma das palestrantes online do evento Colóquio Plurais: Culturas Negras, desta manhã. A palestra foi mediada por José Roza, professor da Universidade São Judas – Anima Plurais e abordou a temática da intelectualidade negra na contemporaneidade, trazendo reflexões profundas e relevantes sobre o papel dos intelectuais negros nas universidades e na sociedade atual.
Com uma perspectiva interseccional e a refletindo sobre sua trajetória e experiências no mundo acadêmico, Giovana Xavier discutiu a importância da representatividade negra nas universidades, sobre tudo na permanência dessas pessoas durante a vida acadêmica, e a valorização do conhecimento produzido por intelectuais negros.
“Sempre que eu passo pelos pátios da UFRJ, tenho visto muitos estudantes negros, sempre que eu vejo essa cena meus olhos enchem de água”, relata Giovana sobre o orgulho de saber que já esteve no lugar de estudante negra e agora como docente da UFRJ.
Durante o bate-papo, ela também destacou a necessidade de ampliar esses espaços da forma correta. “A gente precisa, sim, de políticas públicas, mas a gente precisa aprender a considerar na elaboração dessas políticas e na postura desses lugares que a gente trabalha, as experiências e vivências dessas comunidades negras”. É ampliar o olhar para a história e realidade da comunidade negra no nosso país.
A palestra de Giovana Xavier no 3º Colóquio Plurais foi um momento enriquecedor de reflexões, a professora foi muito bem recebida pelos participantes da mesa online. Um encontro entre pesquisadores, docentes e estudantes que proporcionou trocas de experiências e conhecimentos sobre o mundo intelectual e as vozes negras com pessoas de diferentes lugares do Brasil.