Alunos da Atleticom relatam suas experiências de compromissos e responsabilidades, mas também, os momentos de lazer e descontração
Por Maiara Giudice
Revisão: Gabriela Ribeiro
A Copa Facs é um evento esportivo universitário, com diversas modalidades, organizado pela Associação de Atléticas da Unifacs. O evento reúne centenas de alunos de mais de 35 cursos diferentes e é uma das maiores competições universitárias da Bahia. O evento está acontecendo nos finais de semana, entre os dias 28 de maio e 12 de junho.
Lucas Pena, 24, presidente da Associação de Atléticas da Unifacs, destaca o crescente engajamento dos alunos com o campeonato, graças à importância dada pelos estudantes, no contato entre cursos e também pelos momentos de lazer.
“É um networking gigantesco. Esse ano são mais de 750 atletas competindo, estamos com expectativa de mais de 1200 pessoas circulando por dia no evento. Acredito que, para os alunos, a Copa Facs já é um marco no calendário, é um período que toda a faculdade só fala disso”, explica Pena.
A Atlética de Comunicação da Unifacs, a Atleticom, está participando da Copa Facs e a experiência tem sido marcante para os estudantes participam dos eventos.
Paola Pedro, 21, presidente da Atlética, poliatleta e estudante de Jornalismo, conta que a organização de eventos acadêmicos da atlética é um refúgio para os estudantes que a abraçam.
“Além de ser um espaço que acolhe e integra através do esporte, é uma organização que desperta na gente a vontade de se aprimorar socialmente e, principalmente, na trajetória profissional”, diz a presidente.
Paola relata que a Atlética mudou sua vida completamente, afinal, as vivências dos estudantes se tornam grandes oportunidades de colocar o aprendizado em prática de forma leve e livre, trabalhando em equipe e participando de momentos marcantes.
Para Luís Felipe, 18, jogador de basquete da Atleticom, a experiência também tem sido importante para sua formação. Segundo o atleta, ele sempre incentiva seus amigos a estarem presentes nos treinos e jogos.
“Participar dos jogos é um mix de emoções. É incrível treinar e entrar em quadra, vestir a camisa e representar sua Atlética, batalhar junto com seus companheiros de time”, declara o estudante.
Segundo o Diretor Esportivo da Atlética de Comunicação, Everton Santos, 29, estar envolvido nos esportes ressalta o ideal de compromisso não apenas com o time e o treinador, mas, também, consigo mesmo. Santos explica que a participação nos esportes colabora para que os alunos tenham lazer em sua vida acadêmica.
“Os estudantes chegam na faculdade, em diversas vezes, pensando que só terão aulas, trabalhos e uma vida acadêmica que irá exigir cada vez mais deles semestre após semestre. O esporte entra para quebrar essa situação, ajudar a conhecer novas pessoas, criar laços e é uma forma de lazer”, conclui.
A participação na vida atleticana também garante aos alunos uma boa oportunidade de fazer networking e desenvolver talentos.
“A Atlética foi e é o ambiente no qual faço um networking absurdamente grande, onde pude retomar minha rotina com os esportes, onde consegui desenvolver habilidades de oratória, perder a timidez, fortalecer os laços com meus professores e reforçar minha capacidade de liderança, por exemplo”, conta Paola.