Por Rayssa Carvalho
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Vinícius Bezerra / AVERA
“Identidade visual: como ser criativo em todas as etapas do processo? ”. Esse foi o tema do painel ministrado pelo designer João Adami, na manhã de terça (17), segundo dia do Curto-Circuito, Semana de Comunicação da UNIFACS,
Durante a palestra, o convidado abordou temas relativos ao processo criativo na atividade profissional do designer como reposicionamento da empresa no mercado, redesign e construção da imagem da marca e fortificação da relação entre o fornecedor e o cliente.
Para João, o processo de criação da identidade visual não é mais uma atividade mecânica, mas sim psicológica, isto é, fluida. “Hoje em dia lidamos muito mais com a psicologia na atividade. Há um novo olhar sobre a relação empresa, público e funcionários”, afirma.
João apresentou para os presentes alguns de seus cases de sucesso, projetos em que o cuidado e a criatividade em todas as etapas do processo fizeram total diferença no resultado. Empresas como “Agromix”, “Frugi”, “Lê Pipoque” e, especialmente seu mais recente trabalho, “Villa Cani” foram exemplos.
Por fim, Adami apresentou o projeto “Minha Marca, Sua Marca”, em que são produzidos vídeos para o YouTube relatando o processo criativo da identidade visual de cada cliente. “É preciso enxergar beleza onde aparentemente não existe; ir além do redesign, pois o cuidado com o cliente deve transparecer na marca”, pontou.