Por Marina Araújo
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Nesta terça-feira (17), durante o evento Curto-Circuito, os alunos do curso de Jornalismo assistiram à palestra “Jornalismo e representação”. A conversa foi promovida por Ernesto Marques, vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), e Moacyr Neves, presidente do Sindicato de Jornalismo da Bahia (SINJORBA).
O principal assunto discutido durante a conversa foi o novo estilo de jornalismo: o digital. Esse modelo acaba por se distanciar do jornalismo impresso, que, na contemporaneidade, não conversa com todos os públicos de forma eficaz.
Moacyr, em sua fala, destacou o principal objetivo ao assumir, recentemente, a presidência do Sindicato: reinventar e adequar o jornalismo aos moldes atuais. Já Ernesto frisou a necessidade da vida acadêmica para a profissão.
Ambos destacaram também as Fake News, prática comum no jornalismo digital, e apontaram os seus efeitos negativos na sociedade.
Durante toda a palestra, os jornalistas trouxeram suas amplas experiências, desde a época acadêmica até o dia a dia, nas redações e empresas em que trabalharam.