Por Jaíne Vilas Bôas
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
O comportamento do consumidor está mudando constantemente e é dever das marcas se adaptarem a isso. Essa foi a temática abordada por Ivna Pires nesta segunda (16) em palestra durante a Semana de Comunicação promovida pela UNIFACS, o “Curto-Circuito”.
O consumidor de antigamente tem que se encaixar às inovações do mercado, mas apresenta diversas restrições quando se trata, principalmente, da compra online. Para Ivna, este quadro é reforçado pela falta de confiança na empresa onde fora comprado o produto, ou o receio de disponibilizar os dados pessoais para um site que nunca tinham visto antes.
Nesse sentido, as marcas precisam usar estratégias para, além de atrair, passar segurança para seu público-alvo. A especialista comentou que as mídias digitais possibilitam a segmentação do público, customização da mensagem, além de possuírem um custo-benefício atraente.
E o mais importante é que essas métricas garantem a fidelização do cliente. Ao longo da apresentação foi abordado o serviço de streaming, cada vez mais presente no cotidiano.
Os consumidores estão sempre em busca de praticidade, e esta função possibilita a transmissão de dados pela internet, principalmente de áudio e vídeo, sem ser preciso a espera do download do conteúdo.
Ao perguntar aos presentes quanto ao uso dos aplicativos deste tipo, boa parte dos estudantes de Comunicação mostrou ter acesso fácil às plataformas mais populares, como o Spotify, serviço exclusivo para música e vídeos online.