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Demandas acadêmicas impactam a saúde mental dos estudantes na Unifacs: “o tempo parece muito, mas pode ser enganoso se não formos capazes de progredir ao longo do semestre”

Da Redação
21 de novembro de 202521 de novembro de 2025 No Comments
AVERA Diversidade Salvador UNIFACS

Entrada do NAPI na UNIFACS – Campus Tancredo Neves/ Foto: Lara Matos

Psicólogo especialista explica sobre o NAPI, núcleo de apoio ao estudante 

Por Rana Victoria, Erika Reis e Lara Matos 

Revisado por Júlia Ma 

O último semestre, considerado decisivo na vida universitária, tem se tornado sinônimo de ansiedade e sobrecarga para muitos estudantes da Universidade Salvador (Unifacs). Entre trabalhos acadêmicos, estágios, já que grande parte dos alunos precisa conciliar o setor profissional com a faculdade e múltiplas entregas simultâneas, o acúmulo de responsabilidades tem afetado diretamente a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes.

Para Louise Victória, 22 anos, estudante do 8º semestre de Jornalismo, esse período tem sido mais difícil  do que o esperado. Ela relata que o padrão de componentes curriculares estabelecido nos semestres anteriores muda justamente na reta final do curso, o que torna o processo ainda mais desgastante: “O processo de conclusão do curso tem sido bastante opressivo. O padrão de duas UCs por semestre é quebrado justamente no último semestre, mesmo uma delas sendo estágio, que também é difícil. E esse é o período mais crucial na jornada do aluno”.

Louise Victoria, estudante de jornalismo na Unifacs / Foto: Arquivo pessoal

Segundo ela, a pressão não vem apenas da quantidade de atividades, mas da necessidade de conciliar tudo com o avanço do Trabalho de Conclusão de Curso. “As demandas comuns das outras UCs têm de ser pensadas com relação ao progresso do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Conciliar os dois projetos, além do estágio, exige uma habilidade muito alta e consistente. Isso por si só já é desafiador”.

De acordo com pesquisa recente realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, 83,05% dos estudantes universitários apresentam dificuldades emocionais ao longo de seus percursos acadêmicos. 

Apesar de já ter vivenciado diversas experiências acadêmicas ao longo da graduação, Louise relata que isso não diminui o impacto emocional: “Nós, veteranos, desenvolvemos uma certa pressa com tudo. Tentamos resolver tudo o mais rápido possível, porque sabemos que o tempo parece muito, mas pode ser enganoso se não formos capazes de progredir ao longo do semestre”. Ela destaca que a maturidade adquirida ajuda na organização, mas não elimina o estresse gerado pelo ritmo acelerado e pela sensação constante de cobrança.

Além de tudo, a Unifacs possui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI), responsável por realizar adaptações psicopedagógicas e trabalhar em conjunto com o aluno e suas demandas, a partir do envio de seu relatório neuropsicológico, podendo assim ter seus direitos garantidos enquanto estudante neurodivergente e que apresentem necessidades em meio ao ambiente acadêmico.

Psicólogo Victor Brito em exercício de suas funções no local / Foto: Rana Victoria

O trabalho do NAPI busca sempre conferir autonomia aos universitários, apoiando sua permanência na instituição. A rede conta com profissionais da saúde, familiares, docentes e coordenadores dos cursos, contribuindo assim para intervenções mais completas e efetivas.

“A universidade tem um perfil humanizado e, em necessidades de afastamento por saúde mental, isso pode ser justificado sem trazer prejuízos ao aluno, sempre pensando no bem-estar. Esse posicionamento reflete uma compreensão institucional de acolhimento e equidade, na qual os processos de flexibilização e acompanhamento são estruturados de forma ética, técnica e alinhada às diretrizes de acessibilidade e inclusão”, afirma Brito, psicólogo do NAPI. 

Adicionalmente, o psicólogo destaca que há a possibilidade, a depender do caso, de se estender o prazo da realização de avaliações, apresentações e entregas de trabalho, a partir da análise individualizada realizada pelos profissionais do NAPI, a fim de avaliar as necessidades específicas do aluno.

Assim, o ambiente universitário pode tornar-se mais saudável, acessível e sensível quanto às realidades distintas dos alunos, contribuindo para a sua permanência na instituição. Além disso, o desempenho desses alunos é fortalecido assim como sua experiência no meio. 

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