Para além da leitura, as crianças participaram de uma oficina de desenho, pintura e colagem
Nesta quarta-feira (11), o projeto de extensão comunitária da Unifacs, Universidade que lê, realizou uma ação que leva leitura para crianças da Casa Pia de São Joaquim, instituição sem fins lucrativos que educa crianças do ensino fundamental.
Após a leitura, as crianças foram convidadas a desenvolver atividades artísticas de desenho, pintura e colagem, que serão expostas na universidade, no próximo evento do projeto, previsto ainda para este mês de maio.
O projeto Universidade que lê, que integra o Curso de Direito da UNIFACS, apresenta a relação entre Direto e Arte, a partir da análise de obras literárias para possibilitar a aproximação do Direito.
“Como extensão comunitária, o projeto busca estimular a leitura entre crianças e adolescentes, a partir da análise de obras de literatura infantil, para apoiar a construção de uma consciência social e cidadã”, explica a coordenadora do projeto, Profa. Juliana Guanaes.
Na Casa Pia, a ação foi recepcionada pelas colaboradoras Luana Caroline, assistente Social, Anna Carolyne, Psicóloga Escola, e Joseane Galiza, Coordenadora Pedagógica.
“Os alunos ficaram encantados com as imagens dos livros e em participar da atividade proposta pelas alunas. Meu desejo é continuar com a parceria de alunos voluntários, num elo de apoio e incentivo mútuos”, relata Galiza.
A aluna voluntária do projeto de extensão Nayala Couto, do 5° semestre do curso de Direito, ressalta que “foi uma manhã super produtiva e um dia que ficará marcado, pois as crianças, com sua leve inocência nos cativaram”.
“Percebemos a importância do trabalho voluntário da extensão para apoiar, ajudar, acompanhar ou defender alguém em uma determinada situação”, completa Couto.
A ação terá continuidade em outros encontros e ainda conta com um podcast de contação de histórias infantis no link.