Por: Clara Paixão
“Empreendedorismo e Mercado: Cases de sucessos com mulheres empreendedoras” foi uma das palestras do terceiro dia do evento Curto Circuito. Para esse tema, o professor de Assessoria de Comunicação da Universidade Salvador (Unifacs), Rodrigo Almeida, trouxe duas empreendedoras de sucesso de Salvador: Kaline Ribeiro, dona da franquia Paris 6, Cia marítima e Mariana Calfa, maquiadora profissional e blogueira.
A palestrante Kaline Ribeiro iniciou sua fala contando um pouco sobre a sua trajetória de vida. Antes de ser empreendedora, era dona de casa, não terminou a faculdade e hoje é considerada uma das maiores empreendedoras da Bahia.
Segundo Kaline, “mesmo empreendendo, você tem mais sede de empreender depois”. Em sequência, a empresária destaca que: empreender envolve riscos e necessidades de aprendizado constante”. Ademais, a profissional diz valorizar a história que tem com seus funcionários nas suas duas empresas, onde tenta manter um relacionamento harmonioso com eles.
Com o intuito de certificar que as suas ideias sejam apresentadas da melhor forma, ela finaliza realizando um questionamento:“Aonde você se vê daqui a cinco anos?”
Já, a palestrante Mariana Calfa inicia a sua convenção comentando o motivo levou a ser empreendedora no ramo de beleza foi sua dedicação e sua força de vontade. Além disso afirmou que, mesmo com todas as dificuldades em ser uma empreendedora mulher, ela ama o que faz e completou: “Você nunca pode se acomodar. É preciso adquirir conhecimento sempre”, afirmou.
Mariana acredita que, “o melhor marketing que se pode fazer é o boca-a-boca”. Ela também relata sobre a época de abertura da sua empresa, onde a primeira cliente foi quem fez a publicidade. Segundo a empresária, foi um sucesso! Em seguida finalizou o evento frisando que, para ser uma empreendedora bem sucedida, é preciso duas motivações: “acreditar no seu negócio e agir”.