Evento promoveu uma manhã inspiradora para os alunos que irão desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso
Por Evelyn da Paixão e Gabriela Domingos
Revisão: Antônio Netto
Nesta quarta-feira (29), na programação do Curto Circuito, a Unifacs recebeu as Mesas “Mostra de TCC’s”, ministradas por ex-alunos da instituição, que apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso e seus processos de elaboração.
Na sala 33, com mediação do Prof. Antônio Netto, foram apresentados os TCC’s de Jornalismo, com a presença dos alunos egressos David Cardoso, Bruna Ferraz, Alice Souza, Gabriela Ribeiro e Paloma Gonçalves, que tiveram um ótimo desempenho em seus projetos de final do curso.
Já a sala 230, foi palco das apresentações de TCC’S dos alunos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Com mediação de Lívia Veiga, a mesa contou com a apresentação da Construção Imagética da Vila Caramuru em dissociação a do antigo Mercado do Peixe, Agência Avante e A construção de imagem discursiva de marca: Estudo de caso Farm.
Um olhar de Relações Públicas
Robert Romão e Olívia Moura apresentaram seu trabalho, relatando como A Vila Caramuru, antigo Mercado do Peixe, foi uma área intensamente elitizada, com a instalação de restaurantes com o conceito gourmet, causando a desarmonia do espaço público com a população.
“A nossa hipótese de construção imagética foi elaborada a partir do processo de gentrificação do Rio Vermelho, de forma que a repaginação de Mercado do Peixe acarretou o aumento de custo de vida no Largo da Mariquita”, explica Olívia Moura.
A dupla concluiu enfatizando a importância de o poder público disponibilizar canais de diálogos com a população e a responsabilidade do profissional de relações públicas em construir estratégias focadas na necessidade social.
Giovanna Barbosa e Gabrielle Rivera explicaram como analisaram o posicionamento da marca, a construção do estereótipo da mulher carioca e o discurso de sustentabilidade da marca FARM, apontando como a linguagem visual da marca utiliza signos nordestinos e divulga como carioca.
“A gente fez uma comparação de vídeos promocionais da marca para fora do Brasil, utilizando músicas de Alceu Valença, peças de tricot e forró, sendo vendidos como cultura do Rio de Janeiro”, conta Giovanna Barbosa.
Experiências de Jornalismo
Bruna Ferraz, que teve como temática do TCC o livro-reportagem “Moreias: O cotidiano do encarceramento feminino em Salvador” relatou um pouco dessa experiência.
“Não é fácil entrar em uma penitenciária, eu me humilhei para todo mundo implorando: eu mandava e-mail, ligava para as penitenciárias, chegou um ponto de eles gravarem a minha voz e então batiam o telefone na minha cara”.
Devido a sua rotina corrida, Ferraz afirmou que não tinha hora para dormir e precisou virar a noite muitas vezes para conseguir entregar o trabalho no prazo.
Em sua apresentação, David Cardoso relatou que a parte mais difícil foi conciliar a rotina da vida pessoal com a elaboração prática do trabalho.
Além disso, por muitas vezes, relatou chegar na faculdade pela manhã e sair à noite em virtude do seu foco para construir o quanto antes a parte escrita do trabalho, feita em 12 dias, e depois só corrigir o que era proposto pelo orientador.
Eu sempre tive a certeza que queria falar sobre novelas, esse tema sempre esteve presente na minha vida e poucas pessoas haviam se debruçado acerca do tema”, explicou David Cardoso que teve como temática do seu trabalho “Walcyr Carrasco: Uma análise do sucesso das telenovelas produzidas pelo autor em contraponto à crítica especializada”.
Com Paloma Gonçalves não foi diferente, durante toda a sua apresentação da longform “Comunicação comunitária como agente de transformação social: a influência da Agência de Notícias das Favelas do Bairro da Paz”, a jornalista relatou que até duas horas antes da apresentação final ela não sabia se entregaria o trabalho.
Isso se deu devido a vários momentos turbulentos que passou durante a elaboração, mas com a ajuda do seu orientador, relata que conseguiu trilhar o caminho proposto e obteve aprovação com nota máxima.
Alice Souza e Gabriela Ribeiro juntaram-se no amor em comum por Doramas com o tema: Made in Korea – a Netflix e o mercado de K-dramas no Brasil e tiveram como produto a revista Doramei.
TCC’s de Publicidade e Propaganda
A partir do Planejamento Estratégico Proativo (PEP), Lana Catherine e Catarina Lacerda, apresentou o trabalho de conclusão de curso como uma experiência de mini workshop em parceria com a Kitchuco Pets.
Nas ações de campanha da marca foram destacados o programa de comunicação interna e integrada, marketing digital, merchandising e promoção de vendas como ferramentas de rebranding.
Um olhar dos estudantes
“Eu achei muito inspirador. Sabia que seria bom, mas não imaginava que superaria as minhas expectativas, eu ainda estou no processo de construção do meu TCC e abriu os meus olhos, além de me fazer repensar, sobre muitas possibilidades”, relatou Júlia Ramos, aluna do 7° Semestre de Jornalismo, que está cursando neste a disciplina de TCC 1.
Para a estudante de Relações Públicas, Renata Teles, foi importante assistir a mesa de apresentação dos TCC’s: “Achei maravilhoso para quem está na reta final e peguei várias dicas pra fazer no meu TCC”, declara.