Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Jornada SSA 2025: desafio criativo na madrugada

Jornada SSA 2025: desafio criativo na madrugada

Da Redação
27 de abril de 202529 de abril de 2025 No Comments

Promovido pela Agência Criativa Entre, na Unifacs, a Jornada teve patrocínio da marca Capelinha

Pódio dos premiados da Jornada SSA: maratona na Universidade Salvador | Reprodução

Por Daniel Matos e Fábio Saldanha

Revisão Maria Fernanda Cardoso

Na noite da última sexta-feira (25), a Unifacs recebeu mais uma edição da Jornada SSA em uma imersão de 12 horas de desafios, palestras e mentorias, das 21h até às 9h. O evento, que acontece no CTN (Campus Tancredo Neves), semestralmente, contou com a presença da marca Capelinha, que está há mais de 50 anos produz picolés na cidade de Salvador-BA. 

https://www.instagram.com/reel/DI51b2ruNyM/?igsh=aGJ6bjJ1OGhmNzZj

Clique e veja momentos da madrugada de imersão |Vídeo: Reprodução

Ao longo de 12 horas de imersão, com o desafio de criar uma proposta que alavancasse as vendas no período de menor comercialização, com estratégias voltadas para o público jovem, os participantes tiveram mentorias entre suas criações, para que pudessem melhorar e ajustar suas ideias. 

“É uma experiência bem doida passar a madrugada produzindo algo dentro da faculdade, dentro do seu convívio. É algo que não é muito comum de se ver, e está sendo uma experiência bem única, na verdade”, contou Lairon Mendes, estudante de Publicidade e Propaganda.

A jornada ofereceu palestras e oficinas temáticas relacionadas ao universo da comunicação digital, além de desafios que visavam explorar a criatividade dos participantes. “É minha primeira vez aqui e eu estou conseguindo pegar muito da minha criatividade e explorar mais do que eu sabia que eu podia ou que eu consigo fazer”, observou Clara Beatriz, também estudante de Publicidade e Propaganda.

Marcas parceiras

Nessa edição, a Jornada SSA contou com diversas marcas parceiras que contribuíram  para a realização do evento. A principal delas foi a Capelinha, produtora de picolés que fez parte do desafio e foi responsável pela premiação dos trios vencedores. 

Outras empresas que estiveram juntas com o evento fora: a CRIA Content, Novo Mix e Zeca Burguer. Além das patrocinadoras, que estiveram presentes e são apoiadoras do projeto, como: a Entre Criativa, Pranac, Disk Bananas e Acalento.

“Hoje estou aqui como apoiadora do projeto Jornada Social Media, pronta para passar a madrugada junto dessa galera maravilhosa que está correndo pela faculdade inteira fazendo os seus projetos. E eu estou aqui para deixar a noite deles mais doce”, comentou Rafaela Pelegrini, fundadora da Acalento.

https://www.instagram.com/reel/DI50UAyuhrZ/?igsh=MTI1NDl4NGU3dmlmeQ%3D%3D

Clique no link e assista ao vídeo de divulgação da parceria no evento | Vídeo: Reprodução

Pesquisa e mapa mental

Na primeira etapa do desafio, os alunos tiveram que pesquisar sobre a Capelinha, procurando dados sobre a marca e como é a relação do público com ela, para ter uma base do que poderia ser feito. Já na segunda fase, eles tiveram que produzir um mapa mental que contivesse todas as ideias que tiveram, de maneira organizada e objetiva.

Participantes empenhados em mais uma etapa da edição| Reprodução

Depois da entrega dos mapas mentais, os trios produziram um pitching conforme a comunicação que idealizaram para a marca. Na última etapa, eles entregaram o resultado, onde, por meio de um slide, tiveram que explicar toda a ideia e o planejamento que fizeram.

Vencedores

Dos diversos trios participantes, somente cinco foram escolhidos para apresentar suas propostas à Natalia Freitas, diretora de comunicação da Capelinha. Desses, somente três foram escolhidos para o pódio e o trio vencedor foi: Filipe Barberino, Gabriel Soares e Mateus Paiva com a ideia “Capelinha Nomeado”.

O pódio foi completado com Richard Alves, Kauan Sanches e Victor Ramos com a ideia “Aquele gostinho que cabe em qualquer estação”, ficando com o segundo lugar, e Jayane Souza, Ilana Gusmão e Paloma Barbosa com a ideia “Capelinha do amor”, ficando com o terceiro lugar.

Filipe Barberino e Mateus Paiva, vencedores do desafio | Reprodução

“Primeiro ficamos surpresos, porque passamos por uma madrugada muito desafiadora, a gente teve que pensar muito, planejar e quando recebemos a notícia, a gente ficou muito feliz” disse Mateus Paiva.

“Pensamos em desistir muitas vezes, inclusive nos últimos minutos, fomos para a porta e pensamos em ir embora porque o cansaço é muito grande, mas valeu a pena.” complementou Filipe Barberino.

Richard Alves, Kauan Sanches e Victor Ramos, trio que levou o segundo lugar | Reprodução

Jayane Souza, Ilana Gusmão e Paloma Barbosa, trio que fechou o pódio: o 3° lugar | Reprodução

Avera marca presença na Jornada SSA

Vencedor da Jornada 2025, Filipe Barberino é integrante da Agência de Notícias Avera e contou como a participação no projeto de extensão serviu como munição para o uso da criatividade. “O método de organização da agência ajudou muito na forma como a gente planeja, dividi as funções e, com isso, mesmo com o desafio, nós conseguimos chegar no tão sonhado primeiro lugar”, explicou Barberino.

Navegação de Post

Cultura: Descubra o que fazer em Salvador neste fim de semana
“A Bahia e o Mundo”: Abertura do Curto Circuito destaca a potência das mídias baianas

Related Articles

Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador

Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car

PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes