Reunindo profissionais da área, palestra focou na importância de profissionais negros na comunicação
Por Isac Elisson
Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, no campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS), aconteceu mais uma palestra da Jornada Social Media. A mesa contou com a presença de três publicitárias negras para discutir o protagonismo negro na publicidade.
A palestra contou com a por Letícia Sotero, sócia de relacionamento e gestão comercial na Agência Asmin(as), que, inclusive, é uma agência 100% formada por pessoas pretas. A agência também gerencia a carreira de alguns artistas de Salvador, como João “Seu Pimenta”.
Além da presença da Letícia Sotero, Agatha Ferreira, que trabalha com grandes marcas, a exemplo da Fiat Brasil e do Festival Afropunk e a coordenadora de estratégia da criativa Usina, Marielle Muniz, que trabalha com as marcas Visit Salvador da Bahia, Salvador Capital Afro e Camarote Salvador, fecharam a mesa.
O encontro foi mediado pela professora Camila Farias e foi dividido em 4 blocos nos quais as palestrantes conversaram sobre a necessidade de mais pessoas negras em cargos de chefia e no desenvolvimento estratégico empresarial. Elas destacaram o quanto é relevante que pessoas pretas abram espaço para outros negros no mercado de trabalho. Além disso, falaram sobre muitas experiências profissionais e responderam às perguntas do público.
Falas Impactantes
As palestrantes citaram situações em que sofreram racismo. Um exemplo dado por Marielle foi quando estava em um evento com a cantora Luisa Sonza. Pelo simples fato de ser negra, a artista pensou que ela trabalhava como servente no evento e solicitou água a Marielle. Ela respondeu da seguinte forma: “Não estou aqui para pegar água, estou aqui para te explicar a estratégia”.
Outra frase marcante foi dita por Letícia, que citou: “Eu quero ser reconhecida pelo que estou fazendo, e ponto. Eu não quero que seja avaliado sobre o seu cabelo é diferente, mas será que você é a dona da empresa mesmo, ou uma funcionária que está representando alguém”. Afirmou Letícia.
A Jornada Social Media começou na última segunda-feira, 6 de novembro, e vai até a próxima sexta-feira, 10 de novembro. O evento conta com muitas palestras que visam melhorar as competências profissionais dos estudantes.
Confira a Programação Completa das Palestras:
Segunda-feira, 06/11:
Produção de Eventos / Auditório10h – Com Rodrigo Bouzon e Ana GB
Terça-feira, 07/11:
Conexão das Mídias / Sala 22510h – Com Josana Moreira, Elton Marques e Lira Ornelas.
De Cultura Salvador Entende! / Auditório19h – Com Gabriela Rocha e um convidado especial da Usina.CC
Quarta-feira, 08/11:
Protagonismo Negro em Publicidade / Sala 22510h – Com Agatha Ferreira, Marielle Muniz e Letícia Muniz.
Vozes Femininas na Comunicação / Sala Harvard19h – Com Maria Paula, Fernanda Oliveira e Luma Bragança
Quinta-feira, 09/11:
Expectativas das Agências / Sala 22510h – Com Angelo DaHora, Victor Landeiro e Melina Romariz.
Sexta-feira, 10/11:
Tendências em Foco / Sala 22510h – Com Gui Masca e Camila Barbosa.