Inaugurado nesta quarta-feira, 6 de Dezembro, no shopping Piedade, o Balcão Cidadão UNIFACS tem como objetivo auxiliar a população dos mais diversos modos, agindo como um SAC, ele oferece desde capacitação profissionalizante, apoio contábil, práticas jurídico e auxílio para os migrantes
Por Ana Júlia Vital
Revisão por: Kátia Borges
Elaborado pelos núcleos institucionais, o balcão tem como objetivo auxiliar a população com os mais diversos serviços em parceria com os projetos de extensão da instituição, a Receita Federal e o próprio Shopping Piedade que cedeu o local, o balcão funcionará nas terças e sextas das 09 horas da manhã até a às 19 horas da noite, onde haverá um atendimento especializado feito por alunos de diversas áreas, para auxílio Jurídico, contábil, apoio ao migrante e capacitações trabalhista. Tendo grandes planos para o futuro do projeto em 2024.1.
Atualmente, a maior parte das parceiras do balcão se veem de forma interna, com os cursos de extensão da própria universidade, mas também conta com parcerias externas, principalmente, do Shopping Piedade que cedeu o espaço e a Receita com seu apoio direto dentro dos núcleos.
“A sensação de ver o balcão sendo construído, sendo praticado e executado é muito gratificante, ver estes alunos atuando, a integração entre os cursos e as práticas que é muito salutar para os alunos e a universidade atuando de maneira social, desenvolvendo nesses alunos a sensibilidade e percepção social para com a sociedade que é uma prerrogativa que a universidade precisa ter.” Conta Emilly Góes, coordenadora da UNIFACS e chefe deste projeto. “[..] Então você tem aí o apoio à cidadania, uma formação enriquecedora para os alunos, a integração de uma percepção social rica. A universidade atuando no social, que é assim, a parte de ouro que a gente tem, enquanto produtores de ciência, isto é incrível.” Continua Emilly sobre o sentimento de ver o balcão pronto e em funcionamento.
O Balcão, tem como um de seus pontos fortes a centralização de diversas demandas para a população, desta forma, pretendendo evitar um “pra-la-e-pra-cá” da população carente para poder resolver algo simples, como a regularização de seu CPF, direito do trabalhador, imposto de renda, currículo, regularização migratória , são exemplos de serviços oferecidos pelos núcleos dele.
Felipe Rangel, monitor do NAF e aluno de contabilidade da Unifacs, conta um pouco sobre sua experiência atuando no núcleo: “A minha experiência atuando no NAF, ele é uma experiência bastante linda, pois ele me trouxe uma perspectiva da profissão de contabilidade, de uma forma diferente do que é acostumado. Contador, ele sempre foi, ele sempre nasceu a profissão para ser mais operacional e o NAF ele trata a perspectiva de você sair dessa bolha, experimentar outras áreas de atuação a gestão de empreendimentos e gestão de recursos em si, pois a gente trabalha com a gente trabalha com os nossos recursos próprios e é um trabalho 100% voluntário.” Rangel então completa sobre balcão como sendo um “sonho realizado”.
A ideia do Balcão surgiu com base naquilo em que o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) já atuava dentro do auxílio à pessoa física e jurídica em parceria com o que a receita oferece em termos de serviço ao cidadão, desta forma, vendo o Núcleo de Pessoa Jurídica (NPJ), o centro de atendimento ao migrante veio a ideia do balcão, justamente, com a ideia de centralizar, abraçar e ajudar a população, trazendo os alunos para pôr em prática tudo que aprendiam, compartilhar seus conhecimentos de diversas áreas e dinâmicas, como a funciona a profissão em si e como ela se correlaciona uma com a outra e se complementam dentro da sociedade. “Sendo uma política da UNIFACS e da própria ANIMA esta atuação social, foi pensado e com a própria prerrogativa do NAF tivemos a ideia deste balcão.” Goés completa.
Alecia Mota Assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (SEMDEC) e Marcos Cafezeiro Representante da Cidadania da Receita Federal, foram ao evento para prestigiá-lo e reforçar a importância e existência do balcão. “Essa parceria UNIFACS com o Shopping Piedade é extremamente importante, pela forma completamente gratuita que proporciona esses serviços a população baiana, é parte da missão da receita federal desenvolver a cidadania fiscal, sendo o NAF uma importante parte disso e o NAF da Unifacs é uma referência na 5° região fiscal, o maior que temos aqui.” Evidência e elogia Cafezeiro. “É um passo importante da universidade nessa tentativa de continuar auxiliando as pessoas. no processo de se encontrar de auxiliar, de ver toda essa parte jurídica, de contratos. As pessoas que vêm de fora aqui para o Brasil que não sabem exatamente o que fazer, então aqui eles encontram um ponto de apoio para tentar seguir de alguma forma, se regularizar e buscar se qualificar, muito importante uma iniciativa ‘master’ em que nós queremos super apoiar.” Completa Mota.
O Superintendente do shopping Piedade, Pablo Viero, e a gerente de Controle, Isabele Ditullio também marcaram sua presença, comemorando a parceria de anos do Piedade com a Unifacs e o NAF, elogiando mais uma vez o “excelente trabalho” e com as expectativa que esta parceria se prolongue por muitos anos ainda.
Todos os serviços oferecidos pelo balcão