Por Beatriz Macêdo
Repórter da AVERA
Foto: Guilherme Rubini / AVERA
Neste sábado (26), ocorreu o segundo dia da edição 2019 do FUSCA – Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte, desta vez realizado no
Parque da Cidade, no espaço Colabore. Entre as palestras oferecidas pelo evento, a roda de bate-papo sobre literatura com a presença de Alice Ramalho, do clube de leitura Kasa de Alice, e Negra Luz, poetisa. Um dos destaques do dia.
Entre os temas abordados, o papel dos clubes de leitura foi uma das principais discussões. A reunião de leitores em saraus de leitura e poesia faz com que a integração entre pessoas e culturas seja fortalecida, além de possibilitar conhecer novas obras.
Assim, as palestrantes passaram todo o bate-papo incentivando a criação de clubes.
Pautas sociais também foram discutidas. Negra Luz recitou poesias de sua autoria, como a “Negreiros”, que fala sobre negritude e com inspiração em Castro Alves, e a poesia “Manifesto das Deusas”, uma reflexão sobre os problemas com a poluição dos mares, focando nodesastre do óleo nas praias nordestinas.
Além disso, Zygmunt Bauman e as relações fluidas também foram pauta da conversa.
A leitura nos traz vocabulário, vivências e estimula a nossa criatividade. Alice Ramalho e Negra Luz reafirmaram a importância de ler e sentir as propostas que os autores trazem em seus textos.
**Revisado por Fernanda Bruno, editado por Matheus Pastori