Ação gratuita pretende identificar precocemente problemas renais através de exame rápido de urina; confira os locais
A partir desta terça-feira (18/10), começa no campus CTN da Unifacs a Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica, que acontecerá até janeiro de 2023. A ação é fruto do esforço da Inspirali Research Organization, rede de Pesquisa Clínica da Ânima Educação, com a AstraZeneca.
A ação de atendimento passará ainda pelo campus CPB da Unifacs e em pontos de grande circulação da capital baiana, além de praças e outras instituições parceiras.
A iniciativa se dá pela necessidade do rastreamento precoce de doença renal crônica, visto que a estimativa é de que, até 2040, a doença será a quinta maior causa de mortes no mundo.
Durante a campanha será realizada a coleta de urina com exame rápido gratuito, podendo participar qualquer cidadão maior de 18 anos, com ou sem histórico de hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença cardiovascular, histórico familiar de DRC (Doença Renal Crônica) ou ter mais de 65 anos.
O objetivo é coletar 48 mil amostras na Bahia, abrangendo as regiões Nordeste, Sudeste e Sul e, dessa forma, sensibilizar e alertar a população a respeito das doenças renais, que muitas vezes se manifestam de maneira silenciosa.
No CTN, a ação acontecerá todas as terça e quinta-feira, no período da manhã e da tarde, próximo a área de convivência/cantina, além de uma equipe flutuante no campus para prospecção de todos voluntários interessados.