Pelo segundo ano consecutivo é preciso renovar a forma de comemorar a data; comércio vê alta no período
Por Elias Pereira
Revisão: Catherine Marinho
O Dia dos Namorados chegou e pela segunda vez consecutiva a data é comemorada em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas apesar disso, os casais prometem reforçar no romantismo.
Esse é o caso de Yslan Andrande, que namora há 4 anos e 2 meses com Emily Rosário. Apesar de achar que a pandemia atrapalha a oportunidade de inovar e fazer algo diferente, ele vê na pandemia uma oportunidade de sair das tradicionais idas a um restaurante.
“Irei comemorar como todo Dia dos Namorados pede, ao lado da minha amada, aproveitando a companhia um do outro e fazendo algo que seja mais íntimo para nós, fugindo de lugares cheios e tumultuado”, diz Andrade
Noivo há um mês, Yslan ressalta que o distanciamento social exigido durante os tempos pandêmicos acabou gerando receio de frequentar lugares de grande movimentação e aglomeração,como bares, cinemas e praias. Com isso, ele e sua noiva têm buscado mudar a rotina.
“Preferimos comemorar até mesmo em casa com um bom jantar. Quem torna os dias especiais somos nós, então cabe a todo custo tornar o dia especial e romântico”, conta Andrade.
Já a estudante, Letícia Ramos que namora há 3 anos e 11 meses com Ruan Santana, espera comemorar a data em casa por conta das dificuldades causadas pelo vírus. Segundo a futura psicóloga, se o casal for criativo pode passar a data tranquilamente em casa.
“Acho que por conta das restrições de horários e lugares, a pandemia teve uma influência negativa, mas teve positiva também, houve reinvenção na forma de comemorar a data”, explica.
De acordo com Letícia, ela e o namorado só conseguem se encontrar uma ou duas vezes durante a semana. Além disso, por ter familiares em grupos de risco, eles aumentaram os cuidados. Apesar das dificuldades na periodicidade de encontros, o afeto e a demonstração de carinho do casal aumentaram durante o período.
“Ficamos mais próximos, sentimos mais saudades, temos mais diálogo, e aproveitamos mais o tempo quando estamos juntos”, explica Ramos.
A pandemia também fez com que os casais tivessem que se adaptar a uma nova rotina. Thaise Aglaer e Celine Passos têm 1 ano e 3 meses de namoro, por começar no início da pandemia, elas precisaram se adaptar a uma rotina já estabelecida.
“Não acreditávamos que seria algo que tomaria um ou dois anos de nossas vidas e realidades. Mas como já nos conhecíamos antes e já tínhamos tido uma relação anos antes, fomos aprendendo com o passar do tempo”, detalha Thaise. “A pandemia nos proporciona picos de extremos, e para manter uma relação, é necessário muita paciência e compreensão.”
Além das dificuldades causadas pela pandemia, o casal ainda conta com cerca de 360 km de distância durante a maior parte do ano. Por isso, elas consideram que é importante dar valor para coisas pequenas e simples.
“Maratonas séries juntas pelo aplicativo Rave, temos dias específicos em que a gente assiste reality juntas. E mesmo com a correria do dia a dia, tentamos tirar um tempo exclusivo para o casal, em que fazemos ligações e chamadas de vídeo”, relata Aglaer.
Expectativa grande no comércio
Mas se engana quem pensa que a data é apenas uma oportunidade para os casais apaixonados. Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é um sucesso de vendas e ocupa a terceira posição nas datas mais lucrativas de todo o comércio.
Mesmo durante a pandemia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera ter um crescimento em 2021 de 29% com relação ao ano passado, alcançando a marca de R$ 1,8 bilhão.
Atualmente solteira, a estudante Heide Moura vê na data uma oportunidade para complementar a renda. “As datas comemorativas sempre proporcionam oportunidades para ganhar uma renda extra e, no Dia dos Namorados não é diferente. Os apaixonados não economizam na hora de surpreender o seu amor”, conta Moura.
Através da loja “Pequeninos Mimos”, Heide busca oferecer produtos personalizados para cada amado que receberá o presente, diferente dos presentes tradicionais. “Seja com frases em balões, flores, fotos ou alimento que a pessoa gosta. Dificilmente um produto sai igual ao outro, sempre tem um toque especial”, explica ela.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado