Por Camila Soeiro
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Fotos: Ana Paula Magalhães / AVERA
Dicas valiosas e troca de experiências com profissionais altamente qualificados e currículos variados marcaram o painel “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” desta quarta-feira (18) no evento Curto-Circuito, Semana de Comunicação da UNIFACS.
Estiveram presentes Mônica Carvalho, Daniela Basílio, Iga Bastianelli, Rafaela Pinto, Pietro Raña e Marcele Neves, nomes conhecidos no mercado baiano de assessoria de imprensa.
Para alguns dos profissionais, Assessoria de Imprensa era a primeira opção desde sempre; para outros, foi seu plano B. Eles narraram suas trajetórias, compartilharam histórias do meio, discutiram sobre os desafios encontrados no cotidiano e deram orientações para os futuros assessores.
Porém, em um cenário de constantes mudanças, estudantes podem até ficar com dúvidas de como se atualizar para o futuro, mas Marcele salientou que “estamos vivendo na era do múltiplo e da convergência midiática. Tudo acaba se integrando”.
Então, acompanhar as tendências é fundamental, assim como saber o quê e para quem você está falando, já que, segundo Rafaela, “cada plataforma tem uma linguagem diferente”.
A questão da prática também foi trazida por Mônica, que reforçou a importância de saber lidar com pessoas, ter jogo de cintura, disciplina, e não apenas o dom da comunicação.
Os profissionais palestrantes também abordaram a questão do que o mercado espera de um profissional de Assessoria de Imprensa. Iga confidenciou que “cara de pau, bom senso, saber escrever, se atualizar, se posicionar e exigir, mostrar seu valor, com propriedade, ética” eram essenciais.
Já Daniela complementou “atitude, certeza do que você está fazendo e conhecimento total do seu produto e cliente”. Ter um bom relacionamento e sensibilidade também foram dicas coincidentes dos palestrantes.
A respeito do evento organizado, Pietro frisou que “é fundamental essa troca, são momentos como esse que podem ajudar a bater o martelo”. É crucial se permitir aprender na prática, estando sempre preparado e tendo uma relação de confiança.