O vocalista da banda Papa Léguas fala sobre reinvenção em meio a pandemia e, claro, ao som de muita música
Por Rodrigo Portela
Revisão: Fernanda Abreu
Nesta sexta-feira (21), o vocalista da banda Papa Léguas, João Pipolo, participou de um bate papo com a mediação da professora Leidiene Queiroz, como parte da VIII Semana de Empreendedorismo e Inovação.
O evento fez parte da série de lives que aconteceu entre os dias 18 e 21 de maio, sendo organizada pelo projeto de extensão Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Unifacs, que engloba os campus de Salvador e Feira de Santana.
Durante a conversa, Pipolo fala sobre sua reinvenção, experiência e expectativa em um contexto de isolamento e pós isolamento, diante de um cenário em que o mercado musical e de entretenimento, fonte de renda de milhares de pessoas, foi um dos mais afetados durante a pandemia.
“Apesar da pandemia ter essa coisa negativa, a banda Papa Léguas volta no meio da pandemia, acredito que com uma grande missão: levar alegria de volta para as famílias, para dentro da casa das pessoas”, conta Pipolo.
O músico entende o convite da Unifacs para a conversa sobre empreendedorismo como uma importante troca de experiências, e uma oportunidade para a banda Papa Léguas relembrar os velhos tempos e descontrair os espectadores com sua música em uma noite de sexta.
“Não existe um momento melhor para ser empreendedor e ser inovador do que um momento como esse de pandemia, onde nós precisamos nos reinventar”, relata o cantor.
Ressalta-se que a banda, ainda no início da pandemia, foi uma das primeiras a investir em marketing e na apresentação de lives.
Mercado musical pós pandemia e expectativa para retorno
Mediante os impactos observados durante a pandemia, Pipolo acredita que o mercado do entretenimento, e, principalmente, a música, foi o setor que mais sofreu nesse cenário.
“Acredito que depois da pandemia, os artistas também vão ter que se reinventar mais ainda porque não vai ser de vez. Vai ser aos poucos, gradativo”, aponta o músico.
O vocalista da banda Papa Léguas destaca ainda que essa reinvenção será necessária porque as pessoas vão recuperar a firmeza de ir para a rua e frequentar shows com o tempo, compreendendo que tanto o retorno de eventos, quanto a retomada da segurança, devem acontecer de forma gradativa.
João Pipolo também entende a necessidade de consciência e calma para a volta das atividades num contexto pós pandemia, esperando a segurança em primeiro lugar, e fazendo um apelo ao respeito com as medidas de segurança necessárias no combate ao vírus.
“Todos nós artistas devemos incentivar as pessoas para estarem em casa, mesmo nesse momento em que temos uma pequena parte da população imunizada”, fala Pipolo.
O músico vê uma oportunidade para as iniciativas privadas observarem a forte presença dos usuários na Internet, e investirem no empreendedorismo e inovação, contribuindo para que as compras sejam feitas online e as pessoas não precisem deixar suas casas para se divertirem.
“Os casos estão voltando a crescer. Em primeiro lugar, vem a vida, a vida é a coisa mais importante”, completa o cantor.
Artistas menores: Perspectiva de renda por intermédio das lives
Muitas são as incertezas em torno dos pequenos artistas que muitas vezes tem como sua renda principal a música e que acabaram da noite para o dia sem perspectiva de ganho de dinheiro, e passando por dificuldades financeiras.
“Vamos diferenciar categorias: o artista famoso, que é conhecido, mas não é sucesso, o artista que é cover, que sempre viveu de formatura, casamento e barzinho, e o artista que é sucesso – todas as empresas querem patrocinar. O que é famoso tem que correr atrás, as vezes, de um empresário, porque ele não é sucesso, mas é conhecido”, explica Pipolo.
O cantor entende que a Papa Léguas é uma banda famosa, conhecida, que já teve bastante sucesso, e que precisa estar constantemente se relacionando com empresários para atrair as marcas.
“Infelizmente, não conseguimos ver essa “sensibilização” por parte de alguns empresários que teriam como ajudar”, afirma Pipolo.
Os artistas menores então, diante da impossibilidade de cantarem em bares e eventos, recorrem às lives para conseguirem obter renda e como uma forma de expressarem a sua arte, definida pelo convidado como algo que oferece importantes contribuições para a vida do ser humano, especialmente a sua.
“Estarei fazendo minha parte, levando música bonita, com conteúdo, músicas que fazem a diferença, músicas que dão significado a minha vida. E como minha vida é pautada no amor e na paz, vou ouvir coisas que vão me ajudar a me conectar com isso”, diz o músico.
Pipolo ainda completa que a conexão com frequências boas é a resposta para atrair coisas positivas em sua vida.
Em relação aos aprendizados obtidos em meio a pandemia, ele não hesita em responder.
“Sem o outro, sem o próximo, nós não somos nada, não somos ninguém. Na pandemia, entendemos o valor de um abraço, de um cheiro, da atenção. Empatia é o maior ensinamento que eu tiro dessa pandemia”, conclui o cantor.
VIII Semana de Empreendedorismo e Inovação
A live com João Pipolo concluiu a VIII Semana de Empreendedorismo e Inovação, cujo intuito foi trocar ideias sobre a reinvenção empresarial e criativa no contexto da pandemia e isolamento social em que estamos inseridos, contando ainda com o apoio do Sebrae.
Em conversa com a Avera, Leidiene Queiroz, mediadora da live e coordenadora do CEI, afirma que o saldo da semana de empreendedorismo e inovação foi bastante positivo.
“Foi uma semana que nos surpreendeu com o número de participantes, as pessoas estavam participando efetivamente, com perguntas, interações e intervenções”, comemora Queiroz.
A professora completa dizendo que a ideia de trazer a banda Papa Léguas para o último dia do evento surgiu porque o “entretenimento foi o setor que mais sofreu diante da crise”, além de ter sido uma chance de animar a noite com muita música.
Um pouco mais sobre o CEI:
O Centro de Empreendedorismo e Inovação da Unifacs é um projeto que promove atividades ligadas ao tema, em que são desenvolvidos conhecimentos e habilidades baseando-se em histórias reais e atividades que proporcionam a percepção do perfil de empreendedor ao qual o indivíduo pertence.
Essa e outras lives da semana de empreendedorismo e inovação permanecem gravadas no Instagram da CEI (@ceiunifacs) e no canal do YouTube do projeto.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado