Por: Clara Paixão
“Planejamento: Além da publicidade: A convergência da comunicação integrada” foi uma das palestras realizadas nesta manhã (09), no Campus Tancredo Neves (CTN) da Universidade Salvador (Unifacs). A palestra foi composta por três profissionais: Breno Carvalho, gerente da Propeg Bahia Propaganda e professor da Faculdade Social da Bahia (FSBA); Moisés Brito, jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre em comunicação atuando na área de comunicação corporativa desde 2005; e Paulinha Paz, professora de Publicidade e Propaganda.
Breno Carvalho contou sobro seu interesse em estudos comportamentais para entender o diferencial entre execução e planejamento, seja para o cliente ou para a dinâmica da agência. Além disso, expôs na palestra vídeos cases de Publicidade produzidos por sua empresa. Um deles é o da cantora Naiara Azevedo, feita para a Caixa Econômica Federal, que mostrou uma nova forma de alavancar as mídias. “Quem quiser trabalhar com planejamento precisa ser uma espécie de radar de tendência”, complementou Moisés Brito.
Os palestrantes dizem que hoje é muito fácil fazer consultoria para o Instagram de empresas, tanto para um publicitário quanto para um jornalista. “A imprensa não morreu; o que morreu foi o modo tradicional da imprensa de agir que a todo momento muda”. Uma das coisas que Paulinha Paz também expôs é, que todos na comunicação precisam ver o que aconteceu no passado, para assim entender o futuro.