Conheça a peça (In)confessáveis 2 e entenda como o teatro tem conseguido fazer o show continuar
Por Camila Oliveira
Revisão: Fernanda Abreu
Migrar dos palcos para a Internet foi um dos grandes desafios encontrados pelas peças teatrais, que precisaram buscar alternativas mediante as medidas de segurança e isolamento adotadas no cenário atual de pandemia.
Essa reinvenção foi colocada em prática pelo Coletivo Impermanente ao levar para o formato online a peça (In)confessáveis, que teve sua estreia em 2020.
(In)confessáveis foi um dos espetáculos mais vistos na Virada Cultural de São Paulo, contabilizando mais de 400 espectadores. O sucesso se refletiu em uma segunda temporada no início do ano e, agora, o público aguarda pela nova edição da peça, (In)confessáveis 2, cuja estreia está marcada para junho.
A peça, dirigida pelo diretor e dramaturgo Marcelo Varzea, é do gênero de auto ficção e reúne artistas que interpretam histórias próprias ou de terceiros.
O ator e assessor de imprensa Renan Rezende conta que a equipe encontrou diferentes desafios ao reinventar a forma de fazer teatro.
“Além de atores, nós temos que virar nossos próprios produtores, iluminadores, cenógrafos. Estamos pensando no que a gente pode brincar nesse quadradinho que é a tela do computador ou do celular”, relata o ator.
O enredo de (In)confessáveis 2 contará com histórias diferentes da primeira edição e novos atores. Segundo Rezende, o público também pode esperar por novos recursos tecnológicos que agreguem a apresentação da peça.
“Serão apresentados, em (In)confessáveis 2, novos recursos superiores ao que já apresentamos e é maravilhoso, pois estamos descobrindo juntos. Estamos desbravando esse formato enquanto, infelizmente, não podemos voltar ao espaço presencial”, conta Rezende.
Uma vez que o distanciamento social se tornou uma medida adotada no enfrentamento da pandemia, a nova forma de expressar a arte do teatro se tornou uma novidade para profissionais como Hermínia Mendes, atriz que faz parte do elenco de (In)confessáveis 2.
“Como esse universo do online é através de transmissão, as linguagens se misturam. Lidamos com câmera, áudio, tecnologias e está sendo um desafio criar, atuar e operar a técnica da cena ao mesmo tempo”, declara a atriz.
Entrar em cartaz através de um clique é muito importante para ela, que nota uma mudança gradual nos dias atuais.
“Percebo que o formato online já é uma nova linguagem e uma das poucas possibilidades de plataforma ativa de trabalho para artistes nessa situação de pandemia no Brasil”, relata Mendes.
Para ela, optar por não interromper as peças teatrais e dar continuidade à arte é muito importante.
“Diante de um país aos desmontes, inclusive da cultura, seguir trabalhando com arte e de forma independente, é uma resistência e alegria tremenda”, declara a atriz.
SERVIÇO:
O que: (In)confessáveis 2
Datas: 01, 02, 08 e 09 de junho
Horário: 21hrs
Onde: Evento online via Zoom
Ingressos: no site Sympla
Valor: a partir de R$ 10,00.
Sinopse: Uma sociedade em descompasso e mergulhada em tempos sombrios e violentos. Como sobreviver entre verdades e mentiras? Qual o papel dos artistas em um mundo doente? Como suas vidas se transformam diariamente e o que eles podem ou querem nos confessar?
Inquieto, o diretor Marcelo Varzea provoca um elenco de 31 artistas de diferentes estados brasileiros no espetáculo online “(In)Confessáveis 2 – Novos Artistas, Novas Histórias”.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado